Imersão em Saúde: Profissionais vivenciam gestão de crises em saúde no evento do Ensino Agir
Na última quinta-feira (16/05), o Ensino Agir promoveu o evento "Experiência: Gestão em Saúde", proporcionando aos participantes uma imersão profunda nas complexidades das crises enfrentadas na área da saúde. A proposta da ação era promover o aprendizado sobre gestão por meio da metodologia ativa, tornando os profissionais protagonistas do aprendizado e parte importante das tomadas de decisão de uma unidade de saúde fictícia.
Para Thalia Lima, fisioterapeuta, a imersão foi um momento que estimulou o pensamento em grupo e estratégico. “Vivenciamos uma situação que é recorrente dentro de unidades de saúde. Isso foi muito legal!”, afirmou. Os participantes assumiram o papel de gestores e consultores da fictícia unidade de saúde, o Hospital Brasileiro, localizado no município, também fictício, de Nascer do Sol. Todos os presentes receberam crachás, e os efeitos sonoros de equipamentos hospitalares tornaram a experiência ainda mais realística.
Os envolvidos na simulação integraram um comitê de crise, encarregado de resolver um problema apresentado pelos instrutores do Ensino Agir, que se caracterizaram como colaboradores do Hospital Brasileiro. “Quando a gente quer aprender sobre gestão em saúde não existe melhor forma do que viver uma experiência”, destacou Dante Garcia de Paula, instrutor do Ensino Agir.
Dante explicou que o evento teve o objetivo de proporcionar a todos os participantes, independentemente da formação ou área de atuação, a oportunidade de vivenciar uma experiência real de aprimoramento de uma unidade de saúde. “Participar deste momento foi enriquecedor para a aprendizagem e troca de conhecimentos. Tenho certeza de que essas ações contribuem para a capacitação e formação de profissionais”, ressaltou Ana Karolina Barros, instrutora do Ensino Agir.
Os presentes também realizaram a análise da situação de crise em reunião e foram divididos em equipes para receberem uma atividade a ser solucionada e posteriormente apresentada à presidência do hospital. “Foi uma experiência maravilhosa que agregou muito e nos levou a desenvolver um raciocínio rápido”, destacou Eliane Silva, Trainee de Gestão em Saúde.
Cada equipe foi submetida a um feedback construtivo sobre as soluções apresentadas. Para Valéria Abreu, Supervisora do Centro Cirúrgico do Hecad, a imersão foi uma experiência muito inovadora que fez com que todos da equipe se sentissem no papel de gestores e contribuiu para o desenvolvimento estratégico voltado para a capacidade de tomar decisões rápidas.
“A estratégia do Ensino Agir foi magnífica e nos levou a um pensamento positivo de como resolver problemas em gestão em saúde”, destacou a supervisora. No encerramento, todos os participantes se reuniram novamente para avaliar como foi a experiência e de que forma ela contribuiu para a formação profissional de cada um.