Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Banco de Sangue do Hugol passa por auditoria de qualificação da Hemobrás


23 de maio de 2024



O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) passou por auditoria de qualificação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e da empresa farmacêutica Octapharma, nos dias 21 e 22 de maio. O objetivo da visita é o fornecimento de plasma para produção de medicamentos biológico essenciais.

O plasma é um dos componentes do sangue e é matéria prima para a produção de medicamentos biológicos essenciais, além da produção de imunoglobulina e albumina humana. Atualmente, o plasma excedente é descartado. Pensando nisso, foi solicitada a auditoria para uma parceria entre Hugol e Hemobrás, para envio regular do plasma para a produção de medicamento que serão utilizados no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o gerente médico da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hugol, Adriano Arantes, essa é uma iniciativa que visa sustentabilidade e que, mais uma vez, mostra a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo Banco de Sangue do Hugol. “Essa auditoria vai melhorar ainda mais a qualidade do nosso trabalho, pois serão feitos alguns ajustes para que o plasma chegue com qualidade até a Europa, onde serão produzidos os medicamentos. A expectativa é enviar cerca de 600 bolsas de plasma por mês.

Durante a visita, foram apontadas algumas adequações necessárias para o fechamento da parceria. A Hemobrás e a Octapharma enviarão um relatório com as exigências necessárias e, após o cumprimento das ações, a UCT já deve ser certificada para fornecimento do plasma. Raquel Gois Bastos, da Hemobrás, e Lucimara Futema Aguiar, da Octapharma, foram as responsáveis pela auditoria.