Banco de Sangue do Hugol passa por auditoria de qualificação da Hemobrás
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) passou por auditoria de qualificação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e da empresa farmacêutica Octapharma, nos dias 21 e 22 de maio. O objetivo da visita é o fornecimento de plasma para produção de medicamentos biológico essenciais.
O plasma é um dos componentes do sangue e é matéria prima para a produção de medicamentos biológicos essenciais, além da produção de imunoglobulina e albumina humana. Atualmente, o plasma excedente é descartado. Pensando nisso, foi solicitada a auditoria para uma parceria entre Hugol e Hemobrás, para envio regular do plasma para a produção de medicamento que serão utilizados no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o gerente médico da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hugol, Adriano Arantes, essa é uma iniciativa que visa sustentabilidade e que, mais uma vez, mostra a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo Banco de Sangue do Hugol. “Essa auditoria vai melhorar ainda mais a qualidade do nosso trabalho, pois serão feitos alguns ajustes para que o plasma chegue com qualidade até a Europa, onde serão produzidos os medicamentos. A expectativa é enviar cerca de 600 bolsas de plasma por mês.
Durante a visita, foram apontadas algumas adequações necessárias para o fechamento da parceria. A Hemobrás e a Octapharma enviarão um relatório com as exigências necessárias e, após o cumprimento das ações, a UCT já deve ser certificada para fornecimento do plasma. Raquel Gois Bastos, da Hemobrás, e Lucimara Futema Aguiar, da Octapharma, foram as responsáveis pela auditoria.