Agir e Clínica Teia participam do maior congresso sobre autismo do Brasil
No último final de semana, Goiânia sediou o primeiro Congresso Multidisciplinar sobre Autismo em Goiânia, chamado Jornada do Autismo em Goiás. A Rede Teia e Agir foram patrocinadores diamantes do evento e compartilharam como será o desenvolvimento do Projeto Teia em todo o estado de Goiás.
A expectativa é que, até o final deste ano, sejam abertas 10 unidades do Projeto Teia em Goiás, ampliando o alcance e promovendo o cuidado com toda a comunidade. “A Agir tem um compromisso de fomentar o desenvolvimento de uma política pública de assistência e assim tem sido feito nosso trabalho. Não simplesmente no atendimento direto por meio das terapias, mas também temos buscado parcerias com todo o sistema parlamentar e com o sistema de saúde para promover discussões”, afirmou Lucas Silva, Superintendente Executivo da Agir, durante o evento.
Além dos superintendentes da Agir, também estiveram presentes colaboradores da Clínica Teia de Goiânia e Aparecida de Goiânia. “Durante o evento da Jornada, trabalhamos sobre o autismo com nossos colaboradores, ressaltando a importância de divulgar e discutir o tema. Além disso, o evento proporcionou experiência e oportunidades de networking para todos.” destacou Danielle Jaques, Diretora-Geral da Rede Teia.
Os congressistas também tiveram a oportunidade de se atualizarem referente as pesquisas realizadas atualmente sobre o tema no Brasil. “Reforçamos nosso compromisso, enquanto Rede Teia, em proporcionar um tratamento baseado em evidências científicas que melhore a qualidade de vida de nossos pacientes”, ressaltou Nise Portela, Diretora Técnica da Rede Teia.
O 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo reuniu cerca de 1,8 mil pessoas no Centro de Convenções e contou com a participação de médicos, advogados, psicólogos, ativistas, autistas e fonoaudiólogos. Foram 27 palestras com uma gama de temas voltados para o direito, cuidados e estudos com base em evidências voltados para pessoas com transtorno do espectro autista.
A abertura contou com a participação do Senador Jorge Kajuru, um grande apoiador do Projeto Teia. Durante a programação, os congressistas puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos por profissionais de renome como Dr. Paulo Liberalesso, neuropediatra, Lucelmo Lacerda, professor e cientista, Manoel Soares, apresentador e pai atípico, Dr. Thiago Castro, médico pediatra, Dra. Carla Bertin, advogada do direito autista, e Fernando, da página Autismo BR e influenciador da inclusão, entre outros.
O evento foi organizado por mães que conhecem de perto os desafios do autismo, com a parceria de instituições que promovem o debate e a inclusão social de pessoas autistas. A Rede Teia e Agir estiveram presentes para reforçar seu propósito de cuidar de vidas e, desde 2021, têm se dedicado a oferecer um atendimento multidisciplinar a crianças de 1 a 6 anos com TEA.




