HDS realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos
No mês de maio, o Hospital de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) promoveu uma série de ações para celebrar o Dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado oficialmente em 5 de maio. A iniciativa, conduzida pela Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) e pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), faz parte da campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS) intitulada "SALVE VIDAS: Higienize suas Mãos".
A campanha da OMS, que acontece anualmente, tem como objetivo destacar a importância da higiene das mãos na prestação de serviços de saúde e unir profissionais e a comunidade em um esforço contínuo para melhorar as práticas de higiene. As infecções associadas à atenção à saúde são eventos frequentes nos serviços de saúde, resultando em cerca de 136 milhões de casos anuais de infecções resistentes a antibióticos em todo o mundo.
Este ano, o foco da campanha é promover o conhecimento e desenvolver as habilidades dos profissionais de saúde e cuidadores por meio de treinamentos e educação inovadores sobre a prevenção e controle de infecções, incluindo a higiene das mãos.
Para reforçar a importância da higiene das mãos no ambiente hospitalar, no HDS foram realizadas duas atividades principais: o Cine Pipoca, onde os colaboradores assistiram ao episódio "Maternidade", da série "Dr. House". A exibição foi feita em um ambiente descontraído, com pipoca distribuída aos participantes. O episódio, que retrata um surto em uma unidade hospitalar, enfatizou a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.
E a Simulação Realística do Leito - A Magia da Higiene das Mãos, que demonstrou de forma prática e visual o "mundo invisível aos nossos olhos". Utilizando luz negra, a atividade mostrou as principais formas de contaminação possíveis e reforçou a importância da higienização das mãos e a limpeza dos ambientes dentro das unidades de assistência à saúde.
Essas ações não só aumentaram a conscientização sobre a importância da higiene das mãos entre os profissionais de saúde do HDS, mas também ofereceram uma abordagem prática e envolvente para a prevenção de infecções, alinhando-se com os objetivos da campanha da OMS.
Com essas iniciativas, o HDS reafirma seu compromisso com a segurança do paciente e a qualidade no atendimento, demonstrando que práticas simples, como a higiene das mãos, podem salvar vidas e melhorar significativamente a qualidade dos cuidados de saúde.




