Arraiá de Notificações: HDS promove treinamento para fortalecer vigilância epidemiológica
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), por meio do Serviço de Vigilância em Saúde e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, promoveu em junho um treinamento essencial sobre notificações compulsórias de doenças e agravos (DAES). O evento, carinhosamente denominado Arraiá de Notificações, teve como objetivo principal conscientizar e incentivar os colaboradores a identificar e notificar corretamente os casos de DAES, fortalecendo a rede de vigilância epidemiológica e aprimorando a resposta a surtos e emergências em saúde pública.
A notificação de doenças e agravos de notificação compulsória é uma responsabilidade de todos os profissionais de saúde que atuam em unidades hospitalares. Esta prática, além de cumprir as exigências legais, desempenha um papel vital na proteção da saúde pública ao possibilitar a detecção precoce de doenças, monitoramento de tendências e implementação de medidas de controle e prevenção. O treinamento proporcionou aos participantes conhecimentos atualizados e ferramentas práticas para garantir a efetividade das notificações, ressaltando a importância de uma atuação ágil e precisa.
A eficácia da notificação de DAES depende da ação coletiva de toda a equipe multiprofissional do hospital. Com o engajamento e a colaboração de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde, é possível garantir um ambiente mais seguro para todos. O Arraiá de Notificações, além de promover aprendizado, reforçou a união e o compromisso da equipe do HDS em zelar pela saúde da comunidade, demonstrando que, juntos, podem alcançar melhores resultados na vigilância e controle de doenças.