CEPT do HDS promove evento para falar sobre Indicadores da Qualidade
A Cept do HDS promoveu ontem, 29, o evento Palestra com Especialista. Na ocasião, a mestra em administração, Maria Rachid falou sobre os Indicadores de Qualidade — ferramentas para o gerenciamento de boas práticas em saúde.
A profissional ressaltou a importância do gerenciamento para definir, medir e entender os processos dentro de uma instituição. “Nós precisamos gerenciar tudo aquilo que é necessário apresentar resultados, e os indicadores são ferramentas que nos auxiliam a conferir e medir o quanto avançamos em relação às metas e planos que foram definidos em função do serviço oferecido”, explica.
Segundo a profissional, a Qualidade é um termo muito difundido nas organizações, porém, uma expressão fácil de falar e difícil de fazer, pois, depende de um conjunto de atributos que precisam caminhar de forma alinhada. A Qualidade tem por objetivo impulsionar o desempenho organizacional, que resulta na forma de realizar atividades cotidianas com ênfase nas melhorias contínuas.
Eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade são os sete pilares citados pela profissional que norteiam a busca pela Qualidade. “A Qualidade ocorre quando nos processos contamos com pessoas comprometidas com o que fazem”, diz. Maria Rachid define os indicadores como uma unidade de medida para mensurar a qualidade de uma atividade com a qual se relacionam e indicam a ocorrência de uma situação que se desvia daquela considerada normal ou esperada. A profissional finaliza a palestra ressaltando que os indicadores são ferramentas valiosas para o alcance da excelência no gerenciamento dos serviços de saúde.