Comunicação segura é tema de capacitação no Hecad
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta semana série de capacitações para as equipes assistenciais da unidade com o tema “Comunicação Segura”. Os treinamentos abordaram fases do processo de comunicação entre equipes e com os pacientes e familiares, protocolos para uma comunicação eficiente e riscos e erros comuns ao se comunicar com o outro.
Para a fisioterapeuta Patrícia dos Santos, que participou da rodada de capacitações, o treinamento contribui com a adesão das equipes às boas práticas de comunicação que são fundamentais para a qualidade da assistência. “Foi um treinamento bastante dinâmico, interessante e claro, com uma estrutura que facilita a aprendizagem e com um conteúdo que impacta diretamente o cuidado com o paciente”, contou a profissional.
A analista de Qualidade Gabriela Braga ressaltou a importância da utilização de protocolos para assegurar a transmissão eficaz e completa de informações. “Em nossa unidade nós buscamos organizar a comunicação com métodos, como o SBAR, por exemplo, que prevê que o profissional seja munido de informações de quatro categorias diferentes: a situação atual, um histórico breve do paciente, uma avaliação do contexto e recomendações de condutas”, reforçou.


.jpeg)

.jpeg)