Técnicos de Enfermagem do HCN recebem treinamento sobre higiene oral e o papel da odontologia hospitalar nas UTIs
A importância dos cuidados com a higiene oral nas unidades de terapia intensiva e a importância da odontologia hospitalar dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus foi tema de um treinamento recebido pelos técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu.
O treinamento, que foi feito na teoria e na prática, foi realizado pelas odontólogas Rávyla Leal Martins e Elrita Parente Varão, juntamente com a coordenadora multiprofissional das empresas Multcare sempreMed, Mediall e Lifecare, Paula Thafanny. A assistência odontológica hospitalar é realizada exclusivamente à beira leito, tanto para pacientes internados em enfermaria quanto em UTIs.
Materiais utilizados na higiene oral dos pacientes internados, a atuação do dentista na eliminação de focos de infecção, diagnóstico e tratamento de infecções oportunistas e lesões da cavidade oral foram alguns destaques da capacitação.
A equipe também foi conscientizada quanto à prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica e sepse por meio da higiene oral bem realizada. “Em tempos de pandemia, a higiene oral tornou-se ainda mais importante para a melhora do restabelecimento da saúde geral, melhora da saúde bucal, diminuição das intercorrências durante a hospitalização em um momento tão complicado para o paciente”, explica Paula.