Serviço de Controle de Infecções do Hecad realiza game com orientações para combate à Sepse
O Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente realiza, durante todo o mês de setembro, ações para prevenção e combate à sepse. A programação do SCIRAS do Hecad conta com aulão sobre o tema, jogo da velha com orientações para enfrentamento rápido e seguro aos quadros sépticos e quiz para testar os conhecimentos das equipes assistenciais.
Segundo a médica Cristielly Franco, infectologista do SCIRAS, a série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13/09 tem o objetivo de reforçar os protocolos da instituição para casos de sepse e orientar as condutas dos profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e tratamento eficaz dos quadros sépticos. “A sepse é responsável por cerca de 11 milhões de mortes anualmente em todo o mundo e por isso todos os anos nós fazemos esse alerta, para que a assistência esteja preparada para prevenir casos evitáveis e para atuar de forma ágil e assertiva ao se deparar com sinais de sepse”, afirmou a profissional.
Todas as ações desenvolvidas pela SCIRAS reforçam os quatro pilares para enfrentamento à Sepse - prevenção, diagnóstico precoce, tratamento correto e reabilitação – e disseminam a DIS 048 que estabelece o protocolo de atendimento ao paciente em sepse pediátrica. Ao final da trilha de atividades, os colaboradores concorrem a um day use no parque de águas termais Dream Park.
O enfermeiro Dejanio Batista, que participou do jogo da velha, fez questão de ressaltar a importância de ações in loco para debater o tema com os colaboradores. “O jogo nos incentiva a pensar sobre a sepse, reforçar a adesão ao protocolo e cria uma oportunidade para tirarmos dúvidas e nos atualizar quanto às condutas mais adequadas. É muito dinâmico e muito proveitoso”, afirmou o colaborador.