HDS realiza oficina de Gestão por Competências para gestores
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária (HDS) promoveu, na manhã de ontem, uma oficina voltada para a capacitação dos gestores com foco na Gestão por Competências. A iniciativa, organizada pelo setor de Recursos Humanos Corporativo e da unidade, com contribuição da Diretoria de Ensino da Agir, esta ação é parte do plano de desenvolvimento contínuo da instituição que visa alinhamento entre a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores às demandas estratégicas da instituição. Reforçando a importância da qualificação no ambiente de trabalho.
Durante a oficina, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre metodologias e ferramentas que compõem uma gestão por competências mais eficaz e direcionada. Entre as atividades, destacou-se o jogo corporativo “Grande Prêmio da Competência”, conduzida pelo Diretor de Ensino da Agir, inspirada na corrida de Fórmula 1. Divididos em equipes, os gestores avançavam no tabuleiro ao responder perguntas relacionadas a práticas de gestão, como avaliação de competências, estratégias para desenvolvimento de equipes e uso de ferramentas para atingir objetivos organizacionais.
“Foi uma experiência muito enriquecedora, pois nos proporcionou aprender de forma lúdica. O jogo estimulou o trabalho colaborativo e foco no conhecimento das ferramentas de gestão de pessoas, contribuindo para a consolidação do aprendizado. A repetição de algumas perguntas ajudou a fixar as respostas na memória”, comentou Vanessa Carvalho, Encarregada Administrativa.
“A gestão por competências é uma ferramenta estratégica na Agir, promovendo eficiência e desenvolvimento pessoal e profissional. A oficina proporcionou aprendizado lúdico sobre essa metodologia, destacando sua importância e correta aplicação. O encontro combinou descontração e conhecimento, tornando o tema mais acessível e envolvente” pontuou Marina Amaral Teixeira, Supervisora do Serviço de Atendimento Domiciliar do HDS.
A diretora-geral do HDS, Mônica Ribeiro Costa, destacou a relevância dessa capacitação, ressaltando que a Gestão por Competências é essencial para preparar os líderes diante dos desafios do setor de saúde. “Acreditamos que investir no desenvolvimento dos nossos gestores é a chave para um ambiente hospitalar mais eficiente e humano, onde cada profissional entende como contribuir para o sucesso da instituição”, afirmou.