Crer avança mais uma etapa no processo para Acreditação Internacional
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), passou, entre os dias 23 e 24 de setembro, por mais uma etapa de avaliação para a Certificação Qmentum Internacional. A auditoria envolve todos os setores do hospital, e busca validar todos os fluxos assistenciais e administrativos para o cumprimento dos requisitos para certificação da uma unidade de Saúde do Governo de Goiás.
Iniciado em agosto de 2023, o processo de acreditação internacional é um marco importante na trajetória do Crer, que completa 22 anos de fundação no mês de setembro. Essa iniciativa demonstra a busca pela melhoria contínua e aprimoramento dos padrões assistenciais e administrativos, etapas fundamentais para consolidar o compromisso da unidade com a qualidade, segurança e sustentabilidade dos serviços prestados à sociedade.
Para a gerente de qualidade do Crer, Josenei Skorek, “implementar os padrões internacionais sugeridos pela metodologia Qmentum no Crer representa uma importante evolução nos processos de assistência à saúde pública. Fortalecendo a qualidade e segurança no atendimento, além de demonstrar o nosso compromisso com a melhoria contínua, aumentando a confiança de pacientes, colaboradores e da sociedade”.
A Metodologia QMentum International adotada pelo Crer é respaldada pela aliança entre o Quality Global Alliance (QGA) e a Health Standards Organization (HSO), e permite acesso aos padrões internacionais de excelência e inovação. Essa abordagem tem objetivo de agregar valor e promovendo a troca de melhores práticas, impulsionando uma cultura de cuidado centrado na pessoa.
Segundo o diretor geral do Crer, Luiz Carlos Júnio Sampaio Teles, “trazer a certificação Qmentum para o Crer impulsiona a competitividade e inovação da unidade, incentivando a melhoria contínua dos processos e promovendo uma cultura de excelência. Além de padronizar nossos serviços, melhorar a experiência dos pacientes e otimizar a gestão de recursos. Consolidando nossa credibilidade de excelência em gestão em saúde”.
Durante a visita ao Crer, 20 áreas administrativas e assistenciais passaram por auditoria, revisando documentos e processos da área de liderança executiva, gestão de pessoas, comunicação, UTI, planejamento, comissões internas, diagnóstico por imagem, regulação, laboratório clínico, medicamentos, internação, reabilitação, qualidade, gestão de equipamentos, entre outras.