Hecad realiza oficina pedagógica sobre importância da vacinação
A importância das vacinas para a proteção da saúde das crianças foi tema de oficina pedagógica realizada na última sexta-feira (25) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em alusão ao Dia Nacional da Vacinação. Segundo a enfermeira Luizy Anne França, que realizou capacitação com os pais e responsáveis dos pacientes em internação, a iniciativa tem o objetivo de reforçar a segurança e eficácia das vacinas e seu papel no fortalecimento do sistema imunológico das crianças.
“A oficina abordou doenças que são preveníveis por vacinas e o que elas podem causar, quais os diferentes tipos de esquemas vacinais e porque é importante manter o cartão de vacinas atualizado, como as vacinas atuam no organismo das crianças e porque elas não são um risco, além de tirar dúvidas dos pais e dos pacientes sobre o assunto”, contou a enfermeira. “Nosso objetivo é conscientizar os responsáveis de que a imunização é uma das intervenções mais seguras e eficazes da medicina, porque preparam o organismo para combater a doença de maneira muito mais rápida e eficaz”, afirmou a profissional.
Para a mãe Carmem Nunes, a ação auxiliou na compreensão do mecanismo de funcionamento das vacinas e das consequências que a falta de imunização pode causar. “Muitas vezes com a correria do dia a dia, os pais tendem a pensar que são muitas vacinas e que dá trabalho levar a criança para vacinar. Mas é fundamental a gente entender que se não vacinamos, teremos muito mais trabalho com essa criança doente”, disse Carmem.
“É a primeira vez que meu filho recebe atendimento no Hecad e eu estou encantada. Participamos de várias atividades diferentes durante a internação e hoje mais uma oficina muito importante para nos lembrar de manter todas as vacinas em dia e proteger nossos filhos de doenças graves, sequelas e morte”, contou a mãe.