Blitz do 5S no corporativo da Agir
Aconteceu ontem (12/07) a primeira blitz 5S após sua implantação na estrutura corporativa da Agir, que ocorreu em abril deste ano. A metodologia 5S visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza, padronização e disciplina. Processos organizados e sistemáticos e sem perda de tempo com objetos ou atividades contraproducentes é o foco do 5S.
Ao decorrer da semana que antecedeu a blitz, pílulas informativas com cada um dos “S” foram reforçadas entre as equipes, a fim de prepará-las para acompanhamento das melhorias já aplicadas. O objetivo foi acompanhar os resultados pós implementação da metodologia e reforçar a importância da organização dos espaços de trabalho, tanto físico como virtual.
“A realização da Blitz 5S foi um momento educativo e de reforço às boas práticas da instituição. Nesse ensejo também foi possível perceber os impactos positivos da realização do dia D, que aconteceu em abril, e o quanto as equipes têm se empenhado para manter o senso da autodisciplina”, ressalta Geovanna Santos Alcântara, Assistente da Qualidade.
Saiba mais:
Conhecendo cada um dos “S”.
1 – Senso de Utilização
Aqui o objetivo é refletir sobre hábitos, repensar o acúmulo de objetos que não são necessários e, consequentemente, combater distrações. É de extrema importância manter o essencial, que de fato seja útil e que não atrapalhe a produtividade.
2 – Senso de Organização
Após definido o que é útil, o que foi mantido deverá estar organizado para que possa ajudar e não atrapalhar. Mesas desorganizadas ou arquivos espalhados não podem existir, pois isso vai garantir que menos tempo seja gasto para encontrar coisas básicas, focando assim no que realmente importa. Dica: organize-se antes de começar a colocar a mão na massa no trabalho.
3 – Senso de Limpeza
O senso de limpeza diz respeito àquilo que todos os colaboradores precisam ter, tornando esta a maior responsabilidade individual que os demais sensos. Tanto com suas ferramentas de trabalho como com o local onde realiza suas atividades são de inteira responsabilidade do profissional. Com um ambiente propício, a produtividade aumenta, facilitando o aumento de bem-estar na hora de trabalhar.
4 – Senso de Saúde
O objetivo da metodologia como um todo é a produtividade. Para isso, as instituições podem e devem se valer de ações e ferramentas que contribuam nesta missão. Assim, é preciso manter as condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental de todos, bem como criar um ambiente de trabalho agradável que contribua para atividades que envolvam formação de equipes.
5 – Senso de Disciplina
O último S diz respeito aos sentimentos e atitudes geradas pela mudança através de toda a metodologia 5S. Aqui é o momento de viver as sensações que a transformação nos hábitos gerou. Com disciplina, tempo e paciência as mudanças serão sentidas, e deverão continuar sendo feitas mesmo quando ninguém esteja olhando.


