HDS fortalece compromisso com bem-estar e sustentabilidade com entrega de hortaliças do Jardim Sensorial dos Sinos
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou, em novembro, a entrega de hortaliças frescas e orgânicas colhidas diretamente do recém-inaugurado Jardim Sensorial dos Sinos. A iniciativa, além de proporcionar uma alimentação saudável, oferece aos pacientes uma experiência terapêutica, aproximando-os do meio ambiente e promovendo bem-estar.
A ação se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 3, que visa garantir Saúde e Bem-Estar, e o ODS 2, voltado para Fome Zero e Agricultura Sustentável. Com isso, o HDS reforça seu compromisso com a promoção de práticas sustentáveis que favorecem a saúde integral dos pacientes e incentivam o autocuidado.
Além do benefício à saúde, a entrega das hortaliças faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) do hospital, que visa conscientizar pacientes, colaboradores e familiares sobre a importância do cultivo sustentável e do cuidado com a natureza. “Queremos que as pessoas entendam o impacto positivo do cultivo sustentável e sintam os benefícios de consumir alimentos frescos e naturais, cultivados com respeito ao meio ambiente”, destaca Marcella Sabino, bióloga responsável pela gestão ambiental do HDS.
“Essa iniciativa mostra aos nossos pacientes que a sustentabilidade é algo possível e transformador, criando uma relação mais próxima entre eles e a natureza", afirma Cledma Ludovico de Almeida, supervisora da experiência do paciente.
Promovida pelo serviço de gestão ambiental do hospital, em conjunto com a supervisão da experiência do paciente, a ação destaca o HDS como uma instituição que não só cuida da saúde física, mas também proporciona uma experiência humanizada e sustentável para todos.