Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HCN


HCN utiliza capacetes Elmo nos pacientes


12 de julho de 2021



Pacientes do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN) localizado em Uruaçu, começaram a usar o Elmo, um capacete de respiração assistida não invasiva, que oferece pressão positiva contínua nas vias aéreas, sendo indicado para pacientes com quadro clínico leve a moderado. O equipamento é leve, envolve toda a cabeça do paciente e reduz o esforço respiratório do paciente.   

Na semana passada a equipe de fisioterapia do HCN foi treinada para manusear o equipamento e os próprios profissionais tiveram a oportunidade de experimentar o Elmo, que está sendo um forte aliado no tratamento contra a covid-19.

A partir do momento que os profissionais puderam experimentar o Elmo, perceberam o quanto o equipamento tem potencial para tratar as disfunções pulmonares causadas pela covid. “Colocar os fisioterapeutas para usar o capacete foi importante para perceber como o paciente vai se sentir e o que podemos fazer para melhorar sua experiência com uso do equipamento e fortalecermos a segurança de todos eles”, explicou a supervisora Funcional do HCN, a fisioterapeuta Mariana de Ávila Maciel.

Para a fisioterapeuta da Multicare, Karollyne Siqueira Gualberto, a importância da técnica é muito válida e a sensação é de extremo conforto. “Durante o período de uso senti uma boa expansibilidade. Com os ajustes ventilatórios adequados senti leveza sem alta pressão, bastante conforto, sem contar a acessibilidade e o não escape de ar, dando a nós, fisioterapeutas a capacidade de ajuste para cada paciente de forma individual”, frisa.

Os capacetes Elmo utilizados pelo HCN foram encaminhados pela SES-GO. A unidade recebeu 30 unidades de capacetes.