HCN utiliza capacetes Elmo nos pacientes
Pacientes do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN) localizado em Uruaçu, começaram a usar o Elmo, um capacete de respiração assistida não invasiva, que oferece pressão positiva contínua nas vias aéreas, sendo indicado para pacientes com quadro clínico leve a moderado. O equipamento é leve, envolve toda a cabeça do paciente e reduz o esforço respiratório do paciente.
Na semana passada a equipe de fisioterapia do HCN foi treinada para manusear o equipamento e os próprios profissionais tiveram a oportunidade de experimentar o Elmo, que está sendo um forte aliado no tratamento contra a covid-19.
A partir do momento que os profissionais puderam experimentar o Elmo, perceberam o quanto o equipamento tem potencial para tratar as disfunções pulmonares causadas pela covid. “Colocar os fisioterapeutas para usar o capacete foi importante para perceber como o paciente vai se sentir e o que podemos fazer para melhorar sua experiência com uso do equipamento e fortalecermos a segurança de todos eles”, explicou a supervisora Funcional do HCN, a fisioterapeuta Mariana de Ávila Maciel.
Para a fisioterapeuta da Multicare, Karollyne Siqueira Gualberto, a importância da técnica é muito válida e a sensação é de extremo conforto. “Durante o período de uso senti uma boa expansibilidade. Com os ajustes ventilatórios adequados senti leveza sem alta pressão, bastante conforto, sem contar a acessibilidade e o não escape de ar, dando a nós, fisioterapeutas a capacidade de ajuste para cada paciente de forma individual”, frisa.
Os capacetes Elmo utilizados pelo HCN foram encaminhados pela SES-GO. A unidade recebeu 30 unidades de capacetes.