Arraiá do Hugol combina diversão e solidariedade
Dando continuidade às atividades em comemoração aos seus seis anos de funcionamento, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realiza nesta sexta-feira e sábado, 09 e 10, a 6ª edição do “Arraiá Unidos do Hugol”. O evento, que combina diversão e solidariedade, tem decoração temática, comidas e músicas típicas, entretendo os usuários e sensibilizando para a doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão do hospital.
“Essa ação vem para minimizar os aspectos desfavoráveis da internação, como o isolamento das atividades cotidianas com as quais o paciente estava acostumado, trazendo um momento festivo para o meio hospitalar e proporcionando uma maior socialização entre internos e colaboradores da unidade, o que cria uma atmosfera mais amena e propícia para a recuperação do paciente”, relatou a fisioterapeuta Marciclene Mesquita, membro da Comissão de Humanização e uma das organizadoras do evento.
Doe sangue
O Banco de Sangue do Hugol necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662.
Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662. Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, orientamos evitar a doação durante esse período. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.