Janeiro Branco: Palestra sobre Saúde Mental e Assédio reúne colaboradores do Crer
A atividade contou com a presença de 132 colaboradores e reforçou a importância de práticas e hábitos saudáveis
No dia 24 de janeiro, os colaboradores do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer participaram de uma palestra com o tema “Saúde Mental e Assédio”, conduzida pela psicóloga e psicanalista Marina Cançado, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. A atividade reuniu 132 participantes e destacou a relevância de práticas que promovam o bem-estar, como o suporte psicológico, a adoção de hábitos físicos saudáveis e a valorização do respeito mútuo no ambiente de trabalho.
A ação, promovida pelo Comitê de Compliance do Crer, integra a campanha Janeiro Branco, que inspira reflexões sobre saúde mental e qualidade de vida, reforçando o compromisso da instituição com o cuidado integral dos colaboradores.
Com ampla experiência na área, Marina abordou a importância de um ambiente de trabalho saudável para a promoção da saúde mental e física, destacando como a cooperação entre colegas e líderes pode prevenir práticas abusivas, como o assédio moral e sexual. “O assédio é uma patologia da solidão, e enfrentá-lo exige união e colaboração. Um ambiente cooperativo é essencial para garantir que todos se sintam respeitados e acolhidos”, destacou a palestrante.
Para Marina, é fundamental transmitir a mensagem de que saúde mental e física são indissociáveis, e que um ambiente de trabalho saudável é essencial para ambas. “Promover um ambiente de respeito, confiança e abertura para diálogo é indispensável. Isso inclui a possibilidade de fazer críticas construtivas sem medo. Durante o Janeiro Branco, aproveitamos o início do ano, quando as pessoas costumam refletir mais sobre seus cuidados pessoais, para reforçar a importância de hábitos saudáveis, como fazer terapia, praticar atividades físicas, cultivar hobbies e buscar suporte quando necessário”, enfatizou.
Segundo Josenei Skorek, gerente de qualidade do Crer e presidente do Comitê de Compliance, a promoção de um ambiente de trabalho saudável é essencial para o bem-estar dos profissionais e o sucesso da instituição. “No Comitê de Compliance, temos o compromisso de fortalecer a cultura de respeito alinhados a ética e integridade no Crer. Esse momento foi uma oportunidade de reforçar a importância de fortalecer as melhores práticas existentes na Agir e combater práticas abusivas promovendo a cooperação entre colegas. Um ambiente acolhedor e respeitoso reflete diretamente na qualidade do trabalho que realizamos e no cuidado que oferecemos à sociedade”, afirmou Josenei.