HCN promove ação de Comunicação Efetiva entre as Equipes da Assistência
A comunicação é importante em todas as áreas da vida. Quando se trata de comunicação entre equipes em ambiente hospitalar, é preciso ter ainda mais zelo e cuidado. Tanto que a ‘Melhora na comunicação entre os profissionais de saúde’ é a segunda das seis metas globais de Segurança do Paciente, criada em 2004 e preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para isso, o Hospital de Enfrentamento à covid-19 do centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, promoveu uma ação de Segurança do Paciente para fortalecer a necessidade de uma comunicação efetiva na promoção da saúde.
Postos de leitos críticos (UTIs) e semicríticos (enfermarias) participaram de uma dinâmica sobre ruído na comunicação e como evitá-los. O conceito de comunicação, como acontece o processo da comunicação entre o emissor e o receptor, a comunicação verbal e não verbal, tipos de linguagem (formal e informal) foram alguns temas discutidos nos encontros com as equipes, sempre ligando cada tema ao dia a dia hospitalar do HCN.
Outros temas abordados durante as ações foram os cuidados na passagem de um plantão para outro; informações claras e objetivas nas evoluções; a importância de registra de fatos importantes para a avaliação dos pacientes; e, a ética de cada profissional nesse processo também foi destacada.
“Trabalhamos diariamente para que todas as metas de segurança sejam atingidas e a comunicação entre os profissionais é de extrema importância para garantirmos o atendimento de excelência de nossos pacientes”, ressalta a coordenadora de Enfermagem da unidade, a enfermeira Ananda Oliveira.