Serviço de Ouvidoria do HDS: canal de conexão entre paciente e unidade de saúde
A Ouvidoria do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) exerce um papel relevante na acolhida aos usuários. De forma atuante, o setor contribui na construção e execução de estratégias para melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população.
O bom atendimento por parte da ouvidoria acende no paciente a certeza de que sempre pode contar com a instituição, iniciativa que fortalece o elo de confiança entre paciente e unidade. Uma das ações realizada pelo setor é a pesquisa de satisfação com os usuários, estratégia para mensurar o nível de satisfação e elencar aspectos a serem melhorados.
“A ouvidoria é uma exigência legal para as instituições que traz um espaço de manifestações quanto aos serviços prestados, tratando de forma sistematizada os registros de elogio, reclamação, sugestão, informação e denúncias, para a identificação de possíveis melhorias nos processos hospitalares” explica o Ouvidor da unidade, Ailton Alves da Silva.
Seja para sanar dúvidas, fazer relatos ou elogios, os usuários contam com um atendimento humanizado, onde são atendidos de forma individual com o objetivo de coletar informações ou mediar situações de forma célere. A Ouvidoria do HDS está localizada ao lado do ambulatório de consultas, próximo ao serviço social. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h.