Hugol é qualificado para o fornecimento de plasma à Hemobrás
No mês de fevereiro deste ano, o Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) foi qualificado para se tornar um fornecedor de plasma para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Até então, o plasma excedente era descartado, e agora será fornecido para produção de medicamento que serão utilizados no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em maio de 2024, o Banco de Sangue passou por auditoria de qualificação da Hemobrás e da empresa farmacêutica Octapharma. Durante a visita, foram apontadas algumas adequações necessárias para o fechamento da parceria. Após a auditoria, a UCT cumpriu as ações exigidas e se tornou apta para ser uma unidade fornecedora de plasma. Vale lembrar que o plasma é um dos componentes do sangue e é matéria prima para a produção de medicamentos biológicos essenciais, além da produção de imunoglobulina e albumina humana.
Segundo o gerente médico da UCT, Adriano Arantes, essa qualificação visa sustentabilidade e mostra a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo Banco de Sangue do Hugol. “Passar pela auditoria da Hemobrás melhorou ainda mais a qualidade do nosso trabalho, pois foram feitos alguns ajustes para que o plasma chegue com qualidade até a Europa, onde serão produzidos os medicamentos. Agora a equipe da UCT passará por treinamentos para realizar o primeiro envio de plasma”, explicou Adriano.