Crer discute saúde do amputado durante encontros científicos no hospital
Ao todo, a unidade do Governo de Goiás realizou nove ciclos de encontros científicos em 2021 e reuniu mais de 1.500 profissionais da instituição.
Com o tema Amputados, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, encerrou a realização do ciclo de reuniões científicas de 2021. Conduzidos pela Supervisão de Ensino e Pesquisa da instituição, os encontros de novembro contaram com a participação de 207 profissionais, entre colaboradores, tutores, residentes e estagiários.
“O tema discutido teve importância ímpar para a instituição, visto que o Crer é referência no atendimento ao paciente amputado, ou seja, com deficiência física. Os encontros promoveram ricas discussões acerca do assunto, além de esclarecer questões importantes sobre o tema, como as particularidades da amputação e os direitos e dispositivos atuais ofertados pelo Sistema Único de Saúde. Foram reuniões científicas enriquecedoras”, explicou a tutora de Núcleo de Fisioterapia, Letícia de Araújo Morais.
Durante os encontros, foram discutidos os temas: Epidemiologia e níveis de amputação; Dor e sensação fantasma; Reabilitação no paciente amputado e Soluções protéticas de MS e MI pelo Sistema Único de Saúde.
“Nesta edição de novembro, registramos algo inédito. Pela primeira vez uma residente foi palestrante nas reuniões científicas do Crer. A residente em fisioterapia Natália Guimarães falou sobre reabilitação no paciente internado. A participação da nossa residente nos enche de orgulho, é o resultado do trabalho de formação de profissionais do Crer colhendo seus frutos”, comemorou Letícia de Araújo Morais.
Reuniões Científicas
Certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, tem como compromisso a promoção do ensino e da pesquisa na instituição.
Prova disso são as reuniões científicas promovidas pela Supervisão de Ensino e Pesquisa do hospital, que acontecem semanalmente. Os encontros são abertos a todos os profissionais, estagiários, residentes e aperfeiçoandos da instituição.
Com início em março deste ano, os temas discutidos mensalmente foram: Lesão Medular (março); Síndrome de Guillain Barré (abril); Reabilitação Pós-Covid (maio); Gestão em Saúde (junho); Traumatismo Cranioencefálico (agosto); Acidente Vascular Cerebral (setembro); Saúde Auditiva (outubro) e Amputados (novembro). Nos meses de julho e dezembro os encontros científicos não foram realizados devido às férias dos residentes, conforme planejamento anual.
Ao todo, as reuniões científicas do Crer reuniram 1.527 profissionais durante todo o ano de 2021.