HDS realiza I Painel de Cuidados Paliativos e fortalece rede de saúde em Goiás
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou, na tarde de 6 de maio, o I Painel de Cuidados Paliativos. O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes de diversas instituições para debater os avanços e desafios dessa abordagem no contexto da saúde pública em Goiás.
Participaram do encontro o superintendente executivo da Agir, Lucas Paula da Silva; o superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula; o diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir, José Antônio Ferreira Cirino; representantes de hospitais estaduais; e as profissionais Nathália dos Santos Xavier, Dnaiele Marcelino Costa e Fabiana Sousa Miranda, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Na abertura, a diretora-geral do HDS, Monica Ribeiro Costa, destacou a importância do tema e o papel do hospital na articulação de uma rede mais humanizada. “Nosso compromisso é com um cuidado mais humano, que reconhece a história de cada paciente e respeita sua dignidade. Este painel é um espaço para construirmos, juntos, uma rede mais preparada para acolher”, afirmou.
A mesa-redonda “O cenário de cuidados paliativos em nossa realidade” promoveu reflexões sobre o aumento de pacientes com doenças crônicas e incuráveis nos serviços de saúde e a necessidade de se especializarem e promoverem o cuidado individualizado e integral à esses pacientes e seus familiares, promovendo qualidade de vida e alívio do sofrimento.
Lucas Paula da Silva ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento das políticas públicas. “Iniciativas como esta fortalecem o ensino, a pesquisa e a construção de uma rede de saúde mais sensível, comprometida com a integralidade do cuidado”, afirmou.
Também foram discutidos desafios estruturais, a formação de profissionais capacitados e a necessidade de ampliar a integração entre equipes multiprofissionais. Experiências exitosas e estratégias alinhadas às políticas públicas foram compartilhadas, contribuindo para o fortalecimento da rede de cuidados paliativos no estado.
Idealizado pela Diretoria Geral do HDS, em parceria com a Gerência Médica e o Serviço de Ensino e Pesquisa da unidade, o painel reafirma o compromisso do hospital com a qualificação dos serviços e a humanização do atendimento. A iniciativa propôs caminhos e reflexões para ampliar o acesso a práticas mais compassivas, eficazes e integradas em Goiás.