Hugol nas Escolas leva conscientização sobre saúde respiratória à estudantes de escola pública
Na manhã desta sexta-feira (09), o Hugol realizou mais uma edição do projeto Hugol nas Escolas. A ação aconteceu no Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, localizado no bairro Finsocial, e contou com a participação de dois residentes de fisioterapia da unidade, que conduziram uma palestra com o tema “Os impactos dos dispositivos eletrônicos na respiração”.
O objetivo do encontro foi alertar os adolescentes sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos, vapes e outros dispositivos, além de promover a conscientização sobre os efeitos nocivos desses produtos à saúde pulmonar. Para o diretor da escola, Gilson da Silva Gomes, a presença do hospital é um reforço essencial ao trabalho pedagógico já desenvolvido pela equipe docente.
“A presença do Hugol aqui na escola foi de extrema importância. Nós, das escolas, já trabalhamos, falamos exaustivamente sobre isso, mas muitas vezes sem o resultado esperado. Quando um órgão tão importante quanto o Hugol aborda esse tema conosco, isso nos ajuda bastante. É um serviço prestado à sociedade e fundamental para os nossos adolescentes. No mais, só temos a agradecer e esperamos que possa acontecer mais vezes durante o ano”.
Amanda Arango, aluna do 1º ano do curso técnico de Eletrotécnica, falou sobre o impacto do tema. “Eu achei muito interessante a palestra, principalmente o fato de que as pessoas podem morrer por causa disso. Muitas fazem isso por pressão social ou pelo grupo em que estão inseridas, amigos, familiares, conhecidos. Acho muito triste, porque podem acabar perdendo pessoas próximas”.
O projeto faz parte do compromisso do Hugol com a educação preventiva, levando informação de qualidade até a comunidade, especialmente ao público jovem, que está mais exposto a comportamentos de risco. Outras edições desta ação devem ocorrer ao longo do ano em novas escolas parceiras e com outros temas relevantes.