Crer recebe visita técnica da Ouvidoria da SES-GO e reforça compromisso com os princípios do SUS
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu no dia 16 de maio, a visita técnica de representantes da Ouvidora Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O encontro teve como principal objetivo fortalecer a atuação em rede das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), promover o aprimoramento contínuo dos fluxos de escuta qualificada e reafirmar o compromisso com a participação e o controle social.
Durante a visita, os gestores do Crer e da Ouvidoria da unidade participaram de uma reunião institucional com a equipe da SES-GO, onde foram apresentados os resultados, indicadores e as boas práticas desenvolvidas pela Ouvidoria local. A ocasião foi também um momento estratégico de avaliação e alinhamento das diretrizes que orientam o papel da escuta cidadã no SUS.
Segundo o diretor geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles: “Este momento representa não apenas um processo de avaliação, mas, sobretudo, uma oportunidade qualificada de aprimoramento dos nossos fluxos, práticas e compromissos com os princípios do SUS”, afirma.
A Ouvidoria do Crer se consolida como um canal efetivo de diálogo entre os usuários e os serviços prestados pela unidade, assegurando o direito à participação ativa da população na gestão do cuidado. Por meio da escuta das manifestações, como: reclamações, elogios, sugestões e denúncias; são produzidas informações valiosas para a melhoria dos processos e da qualidade assistencial.
Para o ouvidor do Crer, Érico Gabriel da Silva, a ouvidoria tem se dedicado diariamente a cumprir com seu papel como instrumento de gestão participativa e controle social: “Estamos comprometidos com uma escuta qualificada e com a devolutiva efetiva ao cidadão, promovendo uma gestão transparente, ética e humanizada”, destaca.
A ouvidora setorial da SES-GO, Karen de Oliveira Santos, elogiou o trabalho realizado pela unidade: “Estamos encantados com a estrutura do Crer e com os resultados que a Ouvidoria apresentou. Ficamos muito felizes com a forma que estão sendo tratados os dados da Ouvidoria, buscando realmente a melhoria contínua e o atendimento humanizado aos pacientes”, comenta.
Essas visitas técnicas são fundamentais para reforçar os princípios da escuta qualificada, da transparência e do respeito ao usuário do SUS. Elas também fortalecem a integração entre as ouvidorias da rede estadual de saúde, reafirmando o compromisso com uma atuação ética, ativa e comprometida com a qualidade e a equidade no atendimento à população goiana.