Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


CIPA do HDS promove ação em apoio à campanha Junho Vermelho


11 de junho de 2021



Com o intuito de estimular as doações de sangue entre os profissionais da unidade de saúde, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, realizou na manhã de ontem (10), uma ação de mobilização em apoio ao Junho Vermelho, uma campanha que salva vidas.

A campanha é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue que tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue e assim, abastecer os estoques dos bancos de sangue dos hemocentros e hospitais. Durante a ação, o presidente da CIPA, Gilberto Degani Filho, ressaltou aos participantes que a meta para doação de sangue estipulada pela Organização Mundial de Saúde – OMS é de 3%, e somente 1,6% da população brasileira doa sangue.

“Doar sangue é um ato de cidadania e um gesto de solidariedade. Por meio da doação, ajudamos outras pessoas; De acordo com estudos, uma doação de sangue pode salvar até 4 vidas”, explica Gilberto. A ação aconteceu in loco, os membros da CIPA passaram por todos os setores da Instituição e deixaram um item decorativo em alusão à campanha.

Para a Diretora Técnica do HDS, Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar, promover esse tipo de ação é importante para conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a doação de sangue. “Trabalhamos em uma instituição de saúde e cuidamos de vidas. Sabemos o quão importante é a doação de sangue para salvar vidas, ainda mais nesse momento que estamos vivendo, de pandemia e isolamento social, em que houve uma queda nos estoques de sangue de todo o país”.

No Brasil, a campanha Junho Vermelho iniciou em 2015. Junho foi o mês escolhido por ser um dos meses mais frio do ano, época em que se registra nível baixo no estoque de sangue dos hemocentros e hospitais. Muito mais do que uma doação de sangue, é um ato de amor ao próximo. Para se tornar doador é preciso estar em bom estado de saúde e seguir alguns critérios. Para saber todas as informações, basta procurar um hemocentro ou banco de sangue de uma Instituição de saúde da sua cidade.



7-1024x768.jpeg
6-1024x768.jpeg
5-1024x768.jpeg
4-1024x768.jpeg
3-1024x768.jpeg
2-1024x768.jpeg
1.jpeg