Semana do Meio Ambiente no Hecad destaca ações sustentáveis e inclusão
Entre os dias 23 e 27 de junho, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. A iniciativa foi organizada pelo Serviço de Gestão Ambiental (Segam) da unidade e teve como foco a promoção de reflexões e práticas relacionadas aos pilares de Ambiental, Social e Governança (ESG).
Ao longo da semana, os colaboradores participaram de diferentes atividades. Um dos destaques da programação foi a palestra “Sustentabilidade como ferramenta de inclusão para crianças com TEA”, que abordou a importância de considerar o meio ambiente como um espaço também voltado à inclusão e acolhimento.
A programação contou ainda com a mesa-redonda “Estrutura ESG dentro de uma organização”, que reuniu profissionais para discutir o papel das instituições na consolidação de práticas sustentáveis. A gerente corporativa de compliance, Helca de Sousa Nascimento, participou do encontro e trouxe uma análise estratégica sobre o tema.
A equipe do Segam realizou uma blitz educativa sobre a Política 014, documento que reúne os principais programas ambientais em vigor na unidade, como: o Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), o Programa de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), o Programa de Uso Racional da Água (PURA), o Programa de Eficiência Energética (PEE) e o Programa de Educação Ambiental (PEA).
No encerramento da semana, a equipe do Segam realizou uma oficina com os pacientes internados da unidade, que envolveu o plantio de feijão. A atividade trabalhou o cuidado com o meio ambiente e ensinou o cultivo de plantas.
Para o biólogo da unidade, Gilvan, a semana contribuiu para fortalecer a cultura de sustentabilidade na unidade. “Ver o engajamento da equipe e o interesse pelo tema me deixa confiante de que estamos no caminho certo. O Hecad está trilhando uma trajetória sólida na área ambiental, com projetos cada vez mais consistentes e transformadores”, afirmou.
