HDS conscientiza pacientes sobre a importância da vacina contra H1N1
A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, Thays Gomes da Silva do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, ministrou na última semana uma palestra para os pacientes dos ambulatórios de consultas. A iniciativa objetivou reforçar a importância da vacinação contra H1N1 e conscientizar o público de que a vacina é uma forma eficaz para garantir proteção contra agentes infecciosos e bacterianos.
O HDS tem como perfil de atendimento pacientes idosos e portadores de doenças crônicas, os quais fazem parte do grupo de risco para casos graves da H1N1. Durante a ação, a profissional ressaltou a relevância da vacinação. “É importante que todos tomem a vacina, principalmente nesse momento de pandemia da COVID-19, visto que muitos casos de gripe e COVID apresentam sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico”, destacou Thays.
A campanha de vacinação elaborada pelo Ministério da Saúde acontece anualmente e é fornecida gratuitamente para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, idosos, imunossuprimidos e pessoas portadoras de doenças crônicas.
E você, já tomou sua dose de proteção? A vacina está disponível nos postos de saúde. Oriente seu amigo, vizinho e familiar sobre a importância de receber o imunizante.