HCN foi ponto de parada da carreata de Corpus Christi
Em comemoração ao dia de Corpus Christi “Corpo de Cristo”, celebrado em 3 de junho (última quinta-feira), o Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, foi um dos pontos de parada da carreata organizada pela Igreja Católica para marcar a data. Por volta das 9h30, os carros pararam em frente ao hospital, momento em que o bispo Dom Giovani Carlos fez uma oração com a benção para o HCN, os pacientes, familiares e toda a equipe que trabalha na unidade.
De acordo com padre Franciel Silva, a celebração de Corpus Christi era feita tradicionalmente com uma procissão e os tapetes de serragem coloridos, mas com a pandemia, a Igreja Católica precisou mudar os planos desde o ano passado. Neste ano, a programação do Corpus Christi começou às 7h, com missa na Igreja São Sebastião. De lá, o bispo e os fiéis passaram em carreata pela cidade, com o Santíssimo Sacramento e finalizaram na Catedral da cidade.
Sobre a data – O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. Essa data é celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa.
Sobre o HCN – O Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano foi inaugurado no dia 13 de março de 2021 e atende pacientes com covid-19. Como integrante da Rede Própria de Atenção à Saúde do Estado de Goiás, recebe pacientes encaminhados pela Central de regulação do Estado (CRE). O HCN possui 186 leitos, sendo 118 unidades semicríticas (enfermaria) e 68 unidades críticas (UTIs).