Cuidado centrado em pessoas é destaque na Parada Estratégica de julho
Nesta terça-feira, 30 de julho, aconteceu mais uma edição da Parada Estratégica mensal do ciclo 2024–2028 do Planejamento Estratégico da Agir. O encontro foi transmitido ao vivo e teve como foco a Perspectiva de Usuário e Sociedade, reforçando o compromisso da instituição com um cuidado cada vez mais centrado nas pessoas.
A live deste mês contou com a participação dos Superintendentes da Agir, Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo; e Guillermo Sócrates, Superintendente Técnico Assistencial, em um bate-papo mediado pelo Superintendente de Gestão e Planejamento, Dante Garcia de Paula, que também apresentou o mapa estratégico da instituição na abertura da live.
A conversa trouxe reflexões sobre o impacto das ações da Agir na vida dos usuários, destacando o papel da escuta ativa, da humanização no atendimento e do acesso qualificado aos serviços como pilares fundamentais para promover saúde com equidade.
Durante o encontro, Lucas Paula da Silva destacou que as estratégias da Agir sempre foram voltadas para oferecer os melhores recursos e ferramentas à saúde pública, com foco no cuidado ao usuário. Segundo ele, a instituição atua de forma eficaz, resolutiva e eficiente, sempre em busca da excelência. “Temos o compromisso de fazer bem-feito. Trabalhamos com qualidade, ética e foco em resultados concretos para quem mais precisa dos nossos serviços”, afirmou.
Guillermo Sócrates complementou trazendo a importância do envolvimento de toda a equipe na construção desse cuidado. Para ele, o principal desafio está em garantir que as ações realizadas nas unidades estejam de fato centradas no indivíduo. Além disso, ressaltou a necessidade de consolidar padrões de atuação que garantam esse olhar humanizado. “É fundamental enxergar o paciente como uma pessoa, como um ser humano, sempre valorizando o usuário em sua singularidade”, destacou.
Além disso, o momento foi marcado pela apresentação do status report institucional com os dados de progresso acumulado até o momento na programação anual de 2025. Foram destacados os avanços nos níveis global, corporativo e de cada unidade, que também trouxeram relatos e iniciativas voltadas à promoção de uma experiência mais positiva para os usuários.
A Parada Estratégica segue como um espaço de acompanhamento do planejamento, transparência nos resultados e fortalecimento da cultura institucional. Quando o cuidado é centrado em pessoas, a estratégia se torna viva e a transformação se torna possível.