Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad Avança na Jornada pela Maturidade Digital e Certificação HIMSS


4 de agosto de 2025
Créditos: Fabiana Rodrigues
Fotos: Fabiana Rodrigues



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) recebeu, no último dia 22, dois especialistas da Agir em Maturidade Digital para uma palestra na unidade com os colaboradores. Ana Paula Kenes e Manoel Oscar apresentaram um panorama geral de como aplicar, desenvolver e trabalhar a maturidade digital dentro de um hospital. Além disso, também analisaram os pontos mais fortes a receberem melhoria contínua no Hecad e os pontos a serem trabalhados em todas as unidades que estão almejando a certificação HIMSS.

Maturidade digital refere-se ao grau de desenvolvimento e integração de tecnologias digitais em uma organização, permitindo que ela otimize processos, melhore a experiência do paciente e gere valor de forma eficaz. Não se trata apenas de implementar novas ferramentas, mas de como elas são usadas estrategicamente para a melhoria da atenção e cuidado. Para o paciente, isso se traduz em um atendimento mais humanizado, sustentável e focado, com objetivos e metas previamente traçados.

Para Ana Paula Kenes, Coordenadora de Transformação Digital da Agir, o ponto mais importante em promover eventos sobre Maturidade Digital é a participação e a compreensão do colaborador em todo o processo. “Eu vejo que as ações que temos desenvolvido para divulgar o assunto da HIMSS e da transformação digital, que é o intuito da Agir de forma estratégica para evoluir nos serviços e processos, trazem também o senso de pertencimento do colaborador, o engajamento maior dele. Sem o colaborador da ponta, não vamos conseguir seguir todos os procedimentos nem a certificação HIMSS."

Manoel Oscar, Especialista em Transformação Digital, levantou a importância das checagens beira-leito; que são um conjunto de práticas e sistemas utilizados na área da saúde para garantir a segurança e eficiência do cuidado ao paciente diretamente no leito hospitalar. “O colaborador tem que entender o porquê de estar realizando alguma tarefa específica e o que isso vai gerar no final. Quando ele entende, por exemplo, que precisa checar processos a beira-leito e que isso vai ser benéfico para ele e para o paciente, faz com que o engajamento aumente.”

O Hecad está implementando melhorias diariamente, visando não apenas à certificação HIMSS, mas também à evolução no tratamento, na humanização e no cuidado com os pacientes.



IMG_6079.JPEG
IMG_6075.JPEG
IMG_6073.JPEG