Avaliação Pulmonar e Terapias Associadas são temas de treinamento no HCN
Os fisioterapeutas que atuam no Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, participaram do treinamento sobre Avaliação Pulmonar e Terapias Associadas. Os profissionais das áreas semicríticas (enfermarias) e críticas (UTIs) tiveram oportunidade de saber mais e tirar dúvidas sobre as condutas fisioterapêuticas adequadas ao paciente acometido pelo coronavírus e sobre os protocolos da unidade.
Durante uma semana foram tratados temas como avaliação pulmonar e funcional do paciente, terapias pulmonares, mobilização precoce, indicações da pronação, desmame ventilatório, aspiração traqueal e prevenção à Pneumonia Associada à Ventilação mecânica (PAV). O processo de reabilitação na enfermaria também foi destaque durante o treinamento. “O objetivo do treinamento é otimizar as condutas dos fisioterapeutas e proporcionarmos uma assistência de excelência e segura ao paciente”, explicou a supervisora Funcional, Mariana de Ávila Maciel.
O fisioterapeuta desempenha um papel fundamental no tratamento das pessoas acometidas pelo coronavírus e a atuação desse profissional começa logo na internação do paciente. “O acompanhamento fisioterapêutico adequado faz muita diferença na evolução diária e consequentemente, no resultado final do tratamento do paciente hospitalizado com covid-19”, ressalta do diretor técnico do HCN e médico, Emílio Pena Bueno.