Primeiro encontro de Recursos Humanos da Agir busca integrar equipes e inspirar líderes
A cada ano, as organizações buscam novas formas para motivar os profissionais e, nesse processo, a liderança é peça-chave para engajar e promover a missão organizacional. Mais do que vincular liderança a cargos de referência, o grande desafio trata-se de identificar e motivar potenciais líderes em quaisquer funções que os indivíduos passem a desempenhar em uma instituição.
Esse foi um dos temas abordados na primeira edição do Encontro de Recursos Humanos (RH) da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que aconteceu na última sexta-feira, 21, no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O evento promovido pela Gerência Corporativa de Recursos Humanos teve como objetivo a integração dos colaboradores de RH e apresentação das perspectivas e reposicionamento da Agir.
Confirmaram presença os profissionais dos Serviços de RH do CRER, do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) e do Hospital de Campanha para Enfrentamento ao Coronavírus de Goiânia (HCamp). Discutiu-se sobre a padronização de processos de gestão, sistematização de informações para a tomada de decisão, inovação e desenvolvimento de pessoas.
O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, as atividades foram iniciadas pelas superintendências Executiva e de Gestão e Planejamento da Agir, seguidas pela Gerência Corporativa de RH e Gerências e Supervisões de RH das unidades de saúde presentes. Já na segunda etapa, os participantes foram convidados a escrever uma palavra em papel autoadesivo que ilustrasse o desejo profissional de cada um no momento, colando-o em uma árvore de montagem coletiva. Na sequência, os participantes retiraram outro papel com a tarefa de ressignificar essa nova palavra àquela proposta inicialmente.
O técnico em Segurança do Trabalho do Hcamp de Goiânia, Willder José Bueno, participou do encontro e compartilhou com os presentes sobre sua trajetória profissional, que tem a marca de unidades de saúde gerenciadas pela Agir. Na dinâmica proposta, Willder identificou o Hugol à Parceria, o CRER ao Conhecimento e sua atual experiência no Hcamp como Solidariedade. Este é o compromisso que a Agir propõe aos profissionais da saúde, que, independentemente de onde possam atuar, promovam a excelência em saúde.
Propósito de nobreza
Juliana Xavier Santos, gerente de RH do CRER, explica que atuar com a gestão de pessoas é aliar-se de maneira especial ao propósito da Agir de cuidar de vidas. “Nutrir de informações de qualidade, sistematizadas e em tempo adequado a Alta Direção no processo de tomadas de decisão é tarefa necessária para o nosso exercício de promover saúde assistencial de qualidade. E nós temos o legado de trabalhar com vários processos já sistematizados e, com isso, aperfeiçoamos a gestão de pessoas em várias etapas da promoção do cuidado no hospital. É realmente dedicar-se no cuidado daqueles que cuidam”, afirma.
O superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, falou sobre como as mudanças são bem-vindas nas organizações e como podem promover inovações. “Todos nós estamos suscetíveis às mudanças, é normal que elas aconteçam. Causaria estranhamento se elas não acontecessem, na verdade. Nós não queremos pessoas que apenas repetem rotinas. Queremos pessoas que consigam enxergar além, buscamos criatividade e inovação. Estamos aqui hoje para ter a consciência de que precisamos de novas inteligências, novas competências. E nós entendemos que são os colaboradores que podem nos levar além”, defende Lucas.
Neste sentido, Dante Garcia de Paula, superintendente de Gestão de Planejamento da Agir, explicou que as organizações cultivam a ideia de ciclos, e que todos os profissionais são agentes potenciais de transformação. Diante do cenário de reestruturação dos Recursos Humanos, alinhado ao planejamento estratégico e performance da gestão em saúde promovida pela Agir, o superintendente elencou três pontos necessários quanto aos procedimentos de gestão de RH, o desenvolvimento de pessoas, a qualificação de informações e a garantia da qualidade e segurança.
Ana Karolina Oliveira Barros, gerente Corporativa de Recursos Humanos da Agir, aproveitou a oportunidade para apresentar quais são as expectativas relacionadas à área de RH. A profissional, que anteriormente assumiu a Gerência Corporativa de Projetos e Inovação, diz sobre como é importante integrar as equipes de trabalho na busca pelo êxito profissional. “Quando você confia na sua equipe, quando há a junção dos propósitos de vida, há mais chance de sucesso. Então, é preciso, primeiro, conhecer a equipe que se trabalha; conhecer os processos; e conhecer as técnicas. Independente da função exercida, todos os profissionais são importantes para o processo, do Jovem Aprendiz, ao colega gestor”, afirma a gerente.












