HDS promove edição do Projeto Luz da Idade com foco no folclore e integração de gerações
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta realizou no dia 29 de agosto mais uma edição do Projeto Luz da Idade, iniciativa que promove encontros de saberes e afetos. Desta vez, o tema foi o folclore brasileiro e reuniu moradores da Residência Assistencial e alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Colônia Santa Marta em uma imersão cultural.
A programação contou com cantigas de roda, parlendas, jogos de memória falados e uma oficina de desenho inspirada em personagens do imaginário popular. O objetivo foi valorizar tradições nacionais e estimular a integração entre diferentes gerações.
Segundo Cledma Ludovico, supervisora da experiência do paciente, a atividade teve significados distintos e complementares. “Para os moradores da RA, representou o resgate de lembranças da infância e juventude, fortalecendo vínculos e estimulando afetos. Já para os estudantes, foi a oportunidade de aprender com quem carrega a sabedoria e a experiência de outras épocas”, destacou.
Mais do que um momento lúdico, o Projeto Luz da Idade se firmou como um espaço de memória, convivência e aprendizado mútuo. A cada edição reforça seu papel como ponte de integração social, iluminando vidas com cultura, respeito e cuidado e fortalecendo a comunidade.


