Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Profissionais do HEJ são homenageados em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


15 de setembro de 2025
Créditos: Suzana Meira
Fotos: Suzana Meira



Iniciativa da Alego reforça e reconhece o trabalho cuidadoso dos profissionais de saúde que atuam diariamente com famílias e pacientes que escolhem doar e salvar vidas

Durante Sessão Solene em Homenagem aos profissionais que atuam no Serviço de Transplantes de Órgãos do Estado de Goiás, realizada no dia 10 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia, profissionais de saúde do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) foram homenageados com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. Na ocasião estiveram presentes o superintendente Técnico Assistencial da Agir, Guillermo Sócrates, a direção do HEJ, o diretor-geral, André Alves dos Santos, diretor técnico assistencial, médico Pedro Vinicius Leite, o médico intensivista, Ewerson Jacobino, além do enfermeiro Fabrício Gama, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para Transplantes (CIHDOTT). A iniciativa da Alego reforça e reconhece o trabalho cuidadoso dos profissionais de saúde que atuam diariamente com famílias e pacientes que escolhem doar e salvar vidas.

Segundo Fabrício Gama, coordenador da CIHDOTT, o primeiro processo de doação de órgãos no HEJ foi um sucesso. “Nesse momento podemos destacar o cuidado com o doador, o apoio à família, a organização da higienização e do centro cirúrgico, e a colaboração de todas as equipes. O envolvimento de todos os setores do hospital foi fundamental para o sucesso da captação. Além disso, receber essa homenagem foi muito importante, pois ela prestigia todo o trabalho que vem sendo desempenhado na unidade de saúde. Nossa comissão é muito atuante e composta por médicos e equipe multiprofissional. Nosso trabalho também é fazer a qualificação dos nossos profissionais e dos protocolos de atendimento e morte encefálica. Com isso, sabemos que caso haja novas possibilidades de doação de órgãos no hospital, estaremos ainda mais capacitados para dar continuidade a esse tipo de atendimento”, afirmou. 

Para o diretor-geral do HEJ, André Alves dos Santos, a homenagem foi um momento gratificante. “Ficamos muito felizes em participar desse momento que é muito significativo para nossa unidade de saúde. Saber que toda nossa equipe pôde contribuir com esse processo é um sentimento de orgulho. Além disso, como gestores de saúde pública, compreendemos que nossa responsabilidade aumenta cada vez mais diante de processos como este”, destacou. 

Guillermo Sócrates, superintendente Técnico Assistencial da Agir, fez questão de pontuar como foi o trabalho realizado no HEJ, para que a primeira captação de órgãos do hospital fosse realizada com maestria. “Nós trabalhamos pelo propósito de salvar vidas. Quando soubemos da possibilidade de captação no HEJ não medimos esforços para que acontecesse, pois sabíamos que podíamos salvar a vida de outras pessoas que aguardam por doações de órgãos e tecidos na fila dos transplantes. Tivemos rede de apoio dos Bombeiros, Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito de Jataí, que com movimentos orquestrados nos apoiou em toda essa movimentação. E não há alegria maior que no dia seguinte receber a notícia de que todos os órgãos foram transplantados e que muitos pacientes terão a chance de um recomeço. Eu fico emocionado, pois não existe emoção maior para nós receber esse reconhecimento.”



HEJ - Homenagem Alego (2).jpeg
HEJ - Homenagem Alego (5).jpeg
HEJ - Homenagem Alego (3).jpeg