HDS realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial da Sepse
No último dia 15 de setembro, a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS), por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde, promoveu uma ação especial em alusão ao Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro. A iniciativa integrou a Campanha do Instituto Latino Americano para Estudos da Sepse (ILAS) Sepse 2025, que este ano trouxe o tema “O que é ser TOP em Sepse” e contou com a participação de equipes médicas, de enfermagem e multiprofissionais.
A atividade teve como objetivo reforçar o compromisso coletivo com a segurança do paciente e a prevenção da sepse, uma das principais causas de mortalidade hospitalar no mundo. Para tornar o aprendizado mais lúdico e interativo, foi desenvolvida a Dinâmica da Roleta de Sepse, em que os profissionais giravam a roleta e respondiam a perguntas e situações simuladas sobre reconhecimento precoce da sepse, ativação imediata do protocolo institucional, papéis de cada profissional no cuidado, tomada de decisão e comunicação eficaz entre os membros da equipe.
"A ação estimulou a reflexão, revisou condutas, fortaleceu a integração multiprofissional e reforçou que cada minuto conta no enfrentamento da sepse. Segundo o ILAS, ser 'TOP em Sepse' significa ter conhecimento atualizado, organizar fluxos ágeis e seguros e proteger vidas por meio da atuação em equipe, inspirando serviços de saúde a alcançarem excelência no manejo e prevenção da doença", explica a enfermeira Gracielle Silva Godoy.
Com esta iniciativa, o HDS reafirma sua dedicação à educação permanente, à adesão aos protocolos de sepse e à cultura de vigilância contínua. A campanha reforça que cada profissional é peça essencial para a prevenção e o cuidado seguro ao paciente. Unidos pelo propósito de salvar vidas, os colaboradores seguem empenhados em aplicar boas práticas e fortalecer o papel da instituição como referência em qualidade assistencial.
