Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do Hospital Estadual de Jataí realiza ação sobre sepse


19 de setembro de 2025
Créditos: Saulo Humberto
Fotos: Saulo Humberto



No mês em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Sepse,  a equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou uma ação informativa na unidade.  Durante um tour itinerante, os colaboradores participaram de um quiz em que puderam testar seus conhecimentos e aprender mais sobre a sepse. A ação, realizada nos dias 17 e 18 de setembro, teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais sobre a infecção generalizada, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato. Além disso, o intuito foi também de apresentar o início da implantação do Protocolo de Sepse na unidade e promover engajamento da equipe por meio de uma atividade interativa.

De acordo com Débora Dutra, enfermeira da SCIRAS, a ação foi extremamente positiva e necessária. "Através de uma abordagem simples e interativa, conseguimos sensibilizar os profissionais sobre a gravidade da sepse, reforçando que o reconhecimento rápido dos sinais e sintomas e o início imediato do tratamento são determinantes para a sobrevida do paciente", diz. Ela destaca ainda que a divulgação contínua do tema dentro do HEJ é fundamental, pois promove a conscientização da equipe, fortalece a adesão ao protocolo que está sendo implantado e contribui diretamente para a redução da mortalidade e das complicações associadas. "Além disso, o envolvimento de todos os profissionais garante um cuidado mais seguro, qualificado e alinhado às melhores práticas em saúde", concluiu.

Para a médica infectologista Carolina Abrahão é importante falar sobre a sepse, pois a infecção é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. "De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% da mortalidade global se deve a sepse, causando vários impactos, tanto financeiro como familiar, pela perda de entes queridos. Ao realizar essa capacitação a gente busca conscientizar todos os profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos sobre o reconhecimento precoce e o manejo adequado da sepse buscando intervenção no momento hábil e redução da mortalidade", destaca.

Dia Mundial da Sepse

O Dia Mundial da Sepse, celebrado no dia 13 de setembro, foi proposto pela Aliança Global para Sepse (Global Sepsis Alliance) em 2012 e, a partir desse dia, anualmente, são realizados eventos mundiais com o intuito de conscientizar sobre a doença, conhecida também como infecção generalizada.

No Brasil, o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), é quem coordena as ações das campanhas destinadas tanto para profissionais de saúde como também para o público em geral com o intuito de levar conhecimento para a população.  O tema de 2025 foi: "O que é ser Top em Sepse?"

Sepse

De acordo com a OMS, a sepse é uma condição potencialmente fatal que ocorre quando o sistema imunológico do corpo tem uma resposta extrema a uma infecção, causando disfunção orgânica . A reação do corpo causa danos aos seus próprios tecidos e órgãos, podendo levar a choque, falência múltipla de órgãos e, às vezes, à morte, especialmente se não for reconhecida precocemente e tratada prontamente.

Os sinais comuns da sepse incluem febre, taquicardia, respiração acelerada, confusão e dores no corpo. Pode levar a choque séptico, falência múltipla de órgãos e morte.

A sepse é geralmente causada por infecções bacterianas, mas pode ser resultado de outras infecções, como vírus, parasitas ou fungos. Seu tratamento requer cuidados médicos, incluindo o uso de antimicrobianos, fluidos intravenosos e outras medidas.

 



WhatsApp Image 2025-09-17 at 11.22.07 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-18 at 15.57.18.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-17 at 11.23.40.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-18 at 15.57.20.jpeg