Colaboradores do HEJ participam do IV Simpósio Municipal de Segurança do Paciente, em Jataí
Neste mês de setembro, colaboradores do Serviço de Qualidade do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) participaram do IV Simpósio Municipal de Segurança do Paciente, promovido pelo município. A participação da equipe no evento representa um marco importante no fortalecimento da cultura de qualidade e segurança dentro da instituição. A iniciativa agrega melhorias significativas, uma vez que possibilita a implementação de estratégias mais eficazes de prevenção de eventos adversos, maior integração entre os profissionais de saúde e o fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro.
Na ocasião, foram tratados temas como Segurança em Pediatria: Desafios e Estratégias para a Qualidade e Cuidado; Óbitos Infantis Evitáveis: Quando a falta de segurança custa vidas; Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde: Estratégias, desafios e boas práticas, além das Notificações para a Segurança do Paciente, identificando, registrando e aprendendo com os incidentes. Para a coordenadora de Qualidade do HEJ, Maríllya Nicolau, “estar presente em um evento voltado para debates, estratégias e troca de experiências permite que a equipe hospitalar amplie seus conhecimentos, compartilhe boas práticas e atualize-se em relação às diretrizes mais recentes sobre o tema. Além disso, contribui diretamente para a criação de processos assistenciais mais seguros, que valorizam a vida e garantem o cuidado centrado no paciente,” afirmou.
Segundo Adriana Gomes, coordenadora Estadual de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), que palestrou durante a ação, o simpósio é uma estratégia conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Jataí. “Essa iniciativa ajuda no engajamento dos profissionais, para que eles possam dar continuidade no trabalho. Desde a primeira edição já colhemos resultados, percebemos que a integração entre as equipes aumentou consideravelmente. Ainda temos muito o que fazer, e com o apoio de cada um vamos alcançando resultados e atendimentos melhores”, comentou.
A organizadora do Simpósio, Pâmela Manoela de Freitas Silva, enfermeira da Comissão Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção, destaca que objeto da capacitação é difundir o conhecimento, promover mais segurança aos pacientes em todos os serviços prestados no município, fortalecendo a Saúde da cidade de Jataí. “Nosso desejo é que mais profissionais participem conosco. Nós seguimos plantando essas iniciativas, para que tenhamos profissionais melhores no futuro, pois a maioria das pessoas que recebemos atualmente são estudantes da área da saúde, e daqui alguns anos eles estarão na linha de frente, atuando na assistência à saúde.”
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)