Hospital Regional de Dourados promove treinamento sobre protocolos de segurança do paciente
O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Regional de Dourados (HRD) realizou, nos dias 18 e 19 de setembro, um treinamento voltado para todos os colaboradores da instituição, com foco na implantação dos protocolos de segurança. A capacitação contemplou, especialmente, as metas internacionais de segurança do paciente número 1 e número 4.
A Meta 1 trata da identificação segura do paciente, garantindo que todos os procedimentos, medicações e atendimentos sejam direcionados corretamente, reduzindo o risco de erros. Já a Meta 4 aborda a cirurgia segura, assegurando que todo o processo cirúrgico seja realizado com protocolos de checagem, conferência de informações e trabalho em equipe para prevenir falhas.
De acordo com a Gerente de Qualidade do HRD, Édina Barboza, a iniciativa é fundamental para fortalecer a cultura de segurança dentro da instituição. “Treinamentos como este são essenciais para padronizar práticas, reforçar a atenção dos profissionais e, acima de tudo, garantir a segurança e o cuidado humanizado ao paciente”, destacou.

