5S e Grupo de Humanização são temas de reunião de alinhamento no HCN
A reunião de alinhamento com os líderes do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, discutiu o 5S digital e a criação do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da unidade. Esse é um momento semanal em que diretoria, gerentes e supervisores se encontram para obter mais conhecimento, saber o que a unidade tem em implantação e as notícias que precisam ser multiplicadas para as equipes.
Na última reunião, o supervisor de Tecnologia da Informação, Felipe Amaral, apresentou as vantagens digitais do Programa 5S (um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização). Na última semana, a apresentação do Programa para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total foi feita pela secretária Geral, Ludmilla Cavalcante Queiroz.
Durante o encontro, também foi apresentado o GTH, que vai centralizar as ações de humanização no HCN, começando por “cuidar do cuidador”, que vai desde a sensibilização dos líderes, das equipes, até o paciente. “Cuidar pode ser entendido como atividades de apoio, facilitação, capacitação, ajuda, atenção, troca de ideias, tomada de decisões. “São atividades que promovem ou mantém o bem-estar no ambiente de trabalho”, explica a diretora geral da unidade, Anamaria Arruda.
O GTH promoveu uma dinâmica que teve a participação de todos os presentes e marcou o início de várias ações que serão efetuadas junto às equipes administrativa e assistencial. O grupo é formado por representantes de vários setores e já planeja ações para promover o diálogo, a escuta e o respeito às opiniões de quem trabalha junto. De acordo com a diretora geral, esse trabalho em conjunto garante que os pacientes receberão um tratamento ainda mais humanizado.