Vigilantes do HEJ participam de treinamento sobre postura profissional e atendimento
Nesta quarta-feira, 08 de outubro, os vigilantes do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) participaram de um treinamento denominado "Postura Profissional e Atendimento Humanizado". A capacitação foi ministrada pela equipe terceirizada da Secreta Vigilância e Segurança: psicóloga do Trabalho, Keneda Ribeiro; analista de Recursos Humanos, Karla Scarlett e o diretor comercial, Wagner Pereira, e teve como intuito aprimorar os conhecimentos e habilidades comportamentais dos profissionais da segurança.
Na oportunidade, foram abordados assuntos como apresentação pessoal, linguagem apropriada, protocolos de segurança, a importância de conhecer as normas internas do HEJ, saber identificar situações de risco e realizar monitoramento de áreas críticas da unidade de saúde. A formação ainda incluiu procedimentos de abordagem com exemplos de como realizar uma abordagem correta.
Os facilitadores também falaram sobre escuta ativa, empatia e respeito a dignidade, em que o vigilante deve reconhecer a individualidade de cada pessoa. As equipes explicaram que o atendimento humanizado promove um impacto na recuperação do paciente. Também foram destacados pontos como trabalho em equipe, treinamento contínuo e a importância de um profissional reconhecer o trabalho do outro promovendo elogios e gerando motivação.
A psicóloga do Trabalho da Secreta Vigilância e Segurança, Keneda Ribeiro destaca a relevância desse treinamento. "A capacitação enfatizou a importância da postura profissional, comunicação eficaz e atendimento humanizado, fortalecendo a relação entre segurança e acolhimento no ambiente hospitalar. A presença do diretor reforçou o compromisso da empresa com a qualificação e valorização dos colaboradores, contribuindo para um ambiente mais seguro, ético e empático", diz
A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do HEJ também esteve presente no treinamento. A técnica em Segurança do Trabalho, Lady Daiana Garcia Fernandes e a enfermeira do Trabalho, Thamara Ferreira Sampaio Pricinoti, falaram aos presentes sobre a normativa NR-32 destacando a importância dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), a proibição do uso de adornos, a atenção para manter o cartão de vacina atualizado, além de abordar o tema acidente de trabalho e acidente de percurso
A encarregada de vigilância e transporte do HEJ, Rose Kelly Sousa Lima, comenta sobre a capacitação. "Solicitamos esse treinamento no intuito de melhorar os serviços de vigilância no que diz respeito a melhorias no atendimento humanizado, levando em consideração não só a segurança física de todos que aqui circulam, mas também a segurança emocional, melhorando a acolhida, dialogando sempre com ética e postura profissional; tirando aquela imagem de que a equipe de vigilância está ali para inibi-los, e mostrando que ela está aqui na unidade para ajudar na mediação dos seus conflitos e apoiando nas suas necessidades", afirma. Para Rose, o treinamento também foi produtivo. "Achei que atingiu nossas expectativas, e com isso teremos mais propriedade para acompanhar a evolução da equipe terceirizada de vigilância", conclui.
