HEJ realiza mais uma edição do Programa Nascer HEJ, com acolhimento para gestantes
O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou na quinta-feira, 16 de outubro, mais uma edição do Programa Nascer HEJ. Durante o evento, uma equipe multiprofissional orientou gestantes a partir da 30ª semana de gravidez e acompanhantes sobre o parto, pré-parto, amamentação e também realizaram exercícios pélvicos com as grávidas.
Os profissionais explicaram aos presentes sobre os direitos das gestantes, normas da unidade de saúde como horários de visita e de troca dos acompanhantes e concederam orientações psicológicas, a fim de tranquilizar as grávidas. Após isso, as gestantes e acompanhantes conheceram a estrutura do HEJ.
A professora Ana Cecília Silva de Moraes, de 23 anos, gestante de 39 semanas, já conhecia o programa, mas é a primeira vez que participa da ação. “Eu gostei bastante. Vou ganhar meu bebê aqui no hospital e não conhecia a instituição ainda. Eu achei muito importante porque eu vou conhecer a maternidade, vou saber como que os profissionais trabalham e também esclarecer muitas dúvidas. É a minha primeira gestação, não sabia como é que funcionava e eu achei muito importante esclarecer minhas dúvidas, inclusive sobre o plano de parto, sobre o pós-parto também. Estou bem satisfeita”, afirma.
Eliz Samara Lemes, de 21 anos, gestante do primeiro filho, afirma que a participação no programa foi de grande aprendizado. “Eu aprendi muita coisa que eu não sabia, fiquei muito grata e muito feliz com todas as orientações e com as instalações. É muito bom saber que meu filho vai nascer numa maternidade boa”, diz.
Cláudia Lemes da Costa, 40 anos, mãe de Eliz Samara, elogia o evento e o que aprendeu durante o Nascer HEJ. “O passeio nosso aqui na maternidade foi maravilhoso, adoramos. Estão todos de parabéns, queremos que continue assim cada vez mais. O que eu não aprendi antigamente, aprendi tudo agora”, destaca.
A manicure Ariza Marques Ferreira, de 43 anos, estava acompanhando a nora e destaca a importância do programa. “Eu achei muito interessante, porque na minha vez não teve essa instrução, não tive nada disso. É um diferencial dos outros hospitais. Tem coisas que são novidades para mim. E eu estou achando muito bom mesmo, é uma explicação a mais, pra gente que vai ser avó, já me ajuda nesse quesito”, declara.
Felipe Ferreira, supervisor de Enfermagem das Internações da unidade de saúde, explica que o programa Nascer HEJ representa um marco na assistência materno-infantil do hospital. “Ele mostra na prática o compromisso com um cuidado mais humanizado, seguro e centrado na mulher e no recém-nascido. A edição de hoje foi especial para mim, pois vimos equipes focadas no mesmo propósito, que é garantir um parto adequado para cada mulher. É gratificante perceber como cada profissional tem se empenhado em transformar o momento do parto em uma experiência positiva e repleta de significado. Esse programa reforça que cuidar com excelência também é cuidar com amor, pois o nosso propósito é cuidar de vidas”, conclui.
