Hecad realiza treinamento de Protocolo de Segurança na cadeia medicamentosa
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, um treinamento voltado à Meta 3 das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente: “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”.
A ação faz parte de atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo núcleo, com foco no cumprimento das metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e na promoção de cuidados mais seguros e eficientes aos pacientes.
Durante o treinamento, foram reforçadas práticas e medidas preventivas que minimizam falhas na cadeia medicamentosa, especialmente no contexto pediátrico, onde erros podem gerar consequências mais graves.
De acordo com a Analista da Qualidade, Gabriela Braga Martins, o treinamento tem papel essencial na rotina assistencial. “Nossa proposta é relembrar e fortalecer os cuidados que garantem a segurança do paciente em todas as etapas do processo medicamentoso. A conscientização e o comprometimento da equipe são fundamentais para prevenir falhas e assegurar a eficácia dos tratamentos”, explicou.
