Hecad realiza Mesa Redonda sobre o autocuidado e prevenção ao Câncer de Mama
Evento voltado às colaboradoras reforçou a importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral com a saúde da mulher
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu, nesta última quarta-feira (22), uma mesa redonda sobre o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama. A ação, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), foi dedicada às mulheres colaboradoras da unidade e integrou as atividades do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O encontro proporcionou um momento especial de troca de experiências e aprendizado. As colaboradoras presentes puderam ouvir o relato da Ana Carolina Portes, infectopediatra do Hecad, que compartilhou sua trajetória de superação no enfrentamento do câncer de mama. De forma sensível e corajosa, ela contou como foi o processo de descoberta da doença, o impacto do diagnóstico e a importância de estar atenta aos sinais do próprio corpo. Sua história reforçou a mensagem de que o cuidado começa no olhar para si mesma.
A roda de conversa também contou com a presença da psicóloga Michelly Tavares, que trouxe reflexões sobre o autocuidado não apenas físico, mas também emocional. Ela destacou a importância de equilibrar mente e corpo, além de saber acolher e apoiar outras mulheres que vivenciam um diagnóstico semelhante. A profissional ressaltou que o autocuidado é um gesto de amor e responsabilidade consigo mesma, um ato de prevenção, mas também de fortalecimento e empatia.
Para a presidente da CIPAA, Eliene Rosa da Silva, o evento reforça a importância de olhar para a saúde da mulher de forma integral, com atenção e carinho. “Além de reforçar a prevenção, o encontro destacou que o câncer de mama também pode ocorrer em homens, sendo fundamental que todos estejam atentos aos sinais. A ação reafirmou o compromisso da CIPAA em promover saúde, conscientização e cuidado integral com todos os colaboradores”, explicou.
