Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Equipes assistenciais do HEJ participam de capacitação sobre bundles de manutenção


28 de outubro de 2025
Créditos: Saulo Humberto
Fotos: Saulo Humberto



Equipes assistenciais do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) participaram no dia 28 de outubro, de uma capacitação sobre Bundles de Prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Promovido pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), o encontro destacou a correta execução e registro dos bundles e chekclist dos dispositivos invasivos como Cateteres Venosos Centrais, Sondas Vesicais de Demora e Ventilação Mecânica. A capacitação foi realizada pela enfermeira do SCIRAS, Débora Dutra. Durante o treinamento, foi apresentado um vídeo orientativo com o passo a passo para o registro correto, além de ser lançado uma campanha motivacional entre as equipes das Unidades de Terapia Intensiva da unidade, denominada, "Desafio UTI Segura", a fim de estimular a prática desse registro.

A enfermeira do SCIRAS, Débora Dutra, destaca a importância do registro certo dos bundles. “O preenchimento correto permite monitorar a adesão às práticas seguras, identificar falhas no processo e avaliar a efetividade das medidas preventivas, fortalecendo a prevenção de IRAS e a qualidade assistencial. Já o preenchimento incorreto ou ausente dos bundles compromete a rastreabilidade das ações preventivas, dificulta a análise dos indicadores de IRAS e pode gerar falhas na assistência, aumentando o risco de infecção associada ao uso de dispositivos invasivos. Além disso, o treinamento foi muito produtivo, houve excelente participação, dúvidas relevantes e engajamento nas práticas demonstradas. Os participantes mostraram interesse em replicar o conteúdo às equipes, fortalecendo a padronização e o compromisso com a prevenção de IRAS."

A gerente assistencial do HEJ, Max Suelen Luiz Santana, foi uma das participantes da capacitação e destaca a relevância do assunto. “Discutir esse tema nos lembra o propósito maior da nossa profissão: cuidar com excelência e garantir que cada paciente receba o melhor de nós, com técnica, atenção e empatia.” 

Max Suelen afirma ainda que os bundles são mais do que protocolos. “São instrumentos que traduzem a ciência em prática segura, que transformam o conhecimento em resultado. Quando a equipe se reúne para revisar, treinar e fortalecer essas práticas, está reforçando também a cultura de segurança do paciente. Um compromisso coletivo que vai muito além do cumprimento de normas; é um gesto de respeito à vida e de valorização do nosso próprio trabalho. Treinar sobre inserção e manutenção de dispositivos é, acima de tudo, prevenir infecções, reduzir sofrimento e salvar vidas, muitas vezes de forma silenciosa, mas profundamente significativa. É reconhecer que o cuidado seguro não é um ato isolado, e sim o resultado da soma de pequenos gestos feitos com atenção, ética e amor ao que se faz”, conclui a gerente assistencial do HEJ.