Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer promove vivência imersiva “Pelas Lentes do Paciente” na Semana do 3º Experience Care


25 de novembro de 2025
Créditos: Juliana Saran
Fotos: Klysman Prado



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nos dias 12 e 13 de novembro a vivência “Pelas Lentes do Paciente”. A atividade convidou colaboradores de diferentes áreas a percorrerem, na prática, o mesmo caminho enfrentado diariamente pelos usuários do hospital.

Integrada à programação da Semana Experience Care, a experiência foi planejada para despertar sensibilidade, estimular empatia e fortalecer a compreensão das necessidades, percepções e sentimentos de quem recebe cuidado no Crer. Cada participante recebeu um perfil simulado de paciente, como pessoas com deficiência auditiva ou limitações físicas, e vivenciou o trajeto real: recepção, espera, deslocamentos, atendimentos, procedimentos, orientações e desafios comuns, como ruídos, tempo de espera e dificuldades de comunicação. O objetivo foi transformar empatia em vivência concreta, reforçando o olhar humanizado, a escuta ativa e a presença genuína.

Para Fabianne Silveira Cardoso, supervisora de Reabilitação da Internação do Crer, a ação reforça a essência do cuidado promovido pela unidade.
“Essa vivência reafirma o que acreditamos no Crer: cuidar também é sentir, ouvir e se colocar no lugar do outro. Quando os profissionais experimentam a rotina pela perspectiva do paciente, ampliam o olhar e fortalecem valores essenciais como empatia, acolhimento e atenção aos detalhes. É uma oportunidade de ressignificar práticas e lembrar que cada gesto importa. Nosso compromisso é seguir construindo uma assistência cada vez mais humana, sensível e transformadora”, destacou.

Para o maqueiro Gilson José dos Santos, participar da ação foi uma oportunidade de reflexão. “A gente que cuida precisa ter atenção redobrada com os pacientes, nos mínimos detalhes. Esses detalhes fazem a diferença para que cada pessoa receba a melhor atenção e o melhor atendimento. Vivenciar isso como paciente me fez pensar que eu gostaria de receber exatamente o cuidado que ofereço no meu dia a dia. No meu trabalho, sempre procuro agir com empatia. Quero que todos saiam daqui com a melhor experiência possível”, afirmou.

A Gerente de Qualidade do Crer, Josenei Skorek, reforçou a importância institucional da vivência. "Pelas Lentes do Paciente é mais do que uma atividade. É um convite para fortalecer propósito e prática. Quando a equipe sente, pela perspectiva do usuário, a jornada do paciente, transforma não só sua percepção, mas também sua forma de cuidar. A experiência do paciente vai além dos processos. É impacto humano. E essa vivência reforça exatamente a cultura que se estabelece no Crer”, comentou.

A Semana Experience Care busca fortalecer a cultura da humanização e do cuidado centrado no paciente, estimulando práticas que valorizam a experiência e o bem-estar dos usuários.



WhatsApp Image 2025-11-25 at 15.55.01.jpeg
WhatsApp Image 2025-11-25 at 15.55.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-11-25 at 15.55.00.jpeg
WhatsApp Image 2025-11-25 at 15.54.08.jpeg