Agir realiza 1º Simpósio de Controle Interno e reforça compromisso com integridade, governança e transparência
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) realizou, nesta terça-feira (9/12), o 1º Simpósio de Controle Interno da Agir, evento dedicado ao fortalecimento da cultura de integridade, compliance e governança na instituição. O encontro ocorreu no auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e contou com transmissão online para as unidades fora de Goiânia.
A cerimônia, marcada estrategicamente para o Dia Internacional de Combate à Corrupção, simboliza o compromisso da Agir com práticas de gestão responsáveis, transparentes e alinhadas ao alto padrão de excelência na administração pública.
Abertura institucional
A abertura oficial foi conduzida pelo Superintendente de Controle Interno da Agir, Claudemiro Euzébio Dourado, que ressaltou o caráter histórico do evento e o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de 2025 para o fortalecimento da área. “Esse evento consolida uma jornada intensa que percorremos ao longo de 2025, ano em que estruturamos, com rigor técnico e espírito colaborativo, a Superintendência de Controle Interno, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos pilares que sustentam a credibilidade e a excelência da Agir”, afirmou.
O Superintendente destacou a responsabilidade das organizações sociais na gestão de recursos públicos e o compromisso da Agir com a transparência, a ética e o foco no bem-estar do cidadão. Ressaltou ainda o pioneirismo da instituição no modelo de gestão hospitalar em Goiás, incluindo o avanço em auditorias, controles internos e no compromisso público com resultados.
Palestra Magna
A Palestra Magna foi conduzida pela Professora e Gerente Corporativa de Compliance e Integridade da Agir, Helca de Sousa Nascimento, que abordou o tema “Dia Internacional de Combate à Corrupção e a contribuição da Agir em seu Programa de Integridade”.
Helca discutiu a importância da memória histórica na compreensão do combate à corrupção no Brasil e reforçou o alinhamento da Agir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente à meta 16.5, que propõe “reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas”.
A palestrante também destacou o papel individual dos colaboradores no fortalecimento da integridade institucional, ressaltando que pequenas atitudes cotidianas podem gerar grande impacto na prevenção de práticas irregulares.
Além disso, ainda durante sua apresentação, Helca exibiu um vídeo institucional do Superintendente de Relações Institucionais da Agir, Dr. Sérgio Daher, que destacou a relevância do Programa de Integridade da instituição e reforçou os instrumentos de prevenção e detecção de fraudes, como políticas, protocolos, Código de Ética, treinamentos, canais de denúncia, ouvidorias e sistemas de monitoramento, evidenciando o compromisso da alta gestão com o tema.
Apresentação dos Comitês de Compliance
A programação contou também com a participação dos representantes dos Comitês de Compliance das unidades geridas pela Agir em Goiânia, que apresentaram as ações do planejamento estratégico de 2025 relacionadas ao direcionador Compliance, na perspectiva da sustentabilidade.
Estavam presentes: Josenei Skorek, Presidente do Comitê de Compliance e Gerente de Qualidade, representando o Crer; Kairo Queiroz, Supervisor de Comunicação e Marketing, representando o Hugol; Priscila Brito, Presidente do Comitê de Compliance e Gerente de Recursos Humanos, representando o Hecad; e Naiclea Luzia da Silva, Secretária do Comitê de Compliance e Supervisora de Comunicação e Marketing, representando o HDS.
Como forma de agradecimento, os representantes das unidades receberam ainda um certificado de reconhecimento pelo cumprimento de 100% das ações relacionadas aos objetivos estratégicos de compliance previstos no Planejamento Estratégico Agir - Programação Anual 2025.
Por fim, o Superintendente Executivo da Agir, Lucas Silva, realizou o encerramento oficial da cerimônia, ressaltando o compromisso institucional da Agir com a ética, a transparência e a integridade, pilares essenciais para a proteção dos recursos públicos e para a qualidade da gestão. “O compliance e o controle interno são formas de proteger os recursos públicos, nossos colaboradores e cada cidadão que depende dos nossos serviços. Essa é uma ferramenta que nos permite aprimorar aquilo que mais prezamos: o nosso propósito de cuidar de vidas”, afirmou.
