Hecad recebe visita da Cavalaria da PMGO e reforça ações de humanização no atendimento
Iniciativa promove interação, conforto emocional e aproximação com crianças em tratamento hospitalar
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) recebeu, nesta semana, uma visita muito especial da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás (PMGO) com a presença da égua Luziânia. A ação levou alegria, acolhimento e momentos de descontração às crianças internadas, reforçando a importância da humanização no ambiente hospitalar.
A iniciativa integra ações que buscam tornar a rotina hospitalar mais leve e acolhedora. Para a supervisora multiprofissional do Hecad, Ana Maria Faustino, atividades como essa têm impacto direto no bem-estar e na recuperação dos pacientes.
“Trabalhar a humanização nos ambientes hospitalares é essencial para que possamos promover um ambiente mais saudável, menos doloroso e menos sofrido para as crianças. Quando realizamos ações como essa, conseguimos criar momentos em que elas esquecem que estão vivendo uma fase de adoecimento e de internação hospitalar, o que nos permite estreitar laços, diminuir o sofrimento e favorecer inclusive uma recuperação em um tempo melhor”, destacou.
De acordo com o cabo Ramos, do Regimento de Cavalaria da PMGO, a visita faz parte de um trabalho de aproximação da Polícia Militar com a comunidade, por meio do policiamento interativo guiado. “O Regimento de Cavalaria atua em diversas frentes de serviço e uma delas é essa aproximação com a população, oferecendo momentos de conforto aos pacientes em processo de reabilitação. A ideia é amenizar a rotina hospitalar e levar um pouco mais de leveza e bem-estar às crianças, mesmo em situações delicadas”, explicou.
A presença da Cavalaria da PMGO no Hecad proporciona experiências marcantes para os pacientes, familiares e profissionais da unidade, reafirmando que o cuidado com a saúde vai além do tratamento clínico, envolvendo também acolhimento, empatia e ações que promovem alegria e esperança.
