Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS implanta serviço de Farmácia Clínica


20 de abril de 2021



O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS conta agora com o serviço de farmácia clínica – um atendimento ambulatorial que busca orientar os pacientes sobre o uso racional de medicamentos. Deste modo, a unidade de saúde, fortalece sua atuação na promoção da saúde, de forma a contribuir na prescrição médica tanto em aspectos técnicos quanto econômicos com a finalidade de proporcionar melhores resultados clínicos ao paciente.

O farmacêutico clínico presta cuidado ao paciente de forma integrada para otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar, prevenir doenças e monitorar a terapia medicamentosa visando a efetividade e a adesão ao tratamento.

O farmacêutico do HDS, Gilberto Degani Filho explica que, durante o atendimento, os pacientes recebem orientações sobre o uso racional de medicamento, onde são verificados os fármacos de uso prévio, bem como os recém-prescritos pela equipe médica da Unidade, avaliando assim, a possível existência de interações medicamentosas e orientando a forma correta e os horários de administração de cada medicamento.

“Os problemas relacionados a medicamentos podem ser observados diante do extenso uso de medicamentos (polifarmácia) e da baixa adesão ao tratamento medicamentoso, sua prevenção é possível através de intervenções farmacêuticas que compreendem as sugestões de substituição ou interrupção de medicamentos para os prescritores, alteração da dose ou do intervalo de administração”, afirma Gilberto.

O serviço de orientação farmacêutica aos pacientes, auxilia na adesão ao medicamento promovendo maior segurança durante o seu uso e melhoria do quadro clínico. Dessa forma, a implantação do serviço de farmácia clínica promove o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, através da prevenção de eventos adversos, colabora com a redução de custos e oferece suporte aos cuidadores e à família dos pacientes.

Para a paciente Maria Aparecida de Jesus, 65 anos, a implantação do serviço foi de grande valia. “Eu tomo vários remédios e a orientação recebida aqui, hoje, foi muito válida para administração dos meus medicamentos”, ressaltou a paciente.