Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Rede Teia Agir


Rede Teia Agir apresenta Sala Multisense como referência em inovação na Expo Saúde Amazonas


27 de janeiro de 2026
Créditos: Lia Cardoso
Fotos: Lia Cardoso e Secom/AM



Para um público de mais de 2 mil pessoas, a Rede Teia Agir apresentou a Sala Multisense como referência em inovação, tecnologia e humanização no atendimento dos Centros de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA), em Manaus. O modelo, já consolidado na atuação da Agir, foi destaque durante a Expo Saúde Amazonas – Tecnologia, Gestão e Resultados, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores.

A Expo Saúde, promovida pelo Governo do Estado, reuniu iniciativas que evidenciam os avanços da saúde pública no Amazonas, com foco em tecnologia, gestão eficiente e resultados concretos para a população. O evento contou com a presença do governador Wilson Lima, além de autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante a programação, a Agir Saúde esteve representada por dois estandes com experiências consolidadas na rede pública: a Sala Multisense e a simulação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS). Os espaços permitiram ao público conhecer de perto modelos assistenciais desenvolvidos e executados pela Agir, reforçando o compromisso com a inovação no cuidado em saúde.

Estrutura e inovação

A Sala Multisense é um ambiente terapêutico especialmente projetado para estimular os sentidos de forma integrada, segura e acolhedora, respeitando as singularidades de cada criança.

Durante a Expo Saúde Amazonas, a sala apresentou duas novidades tecnológicas que ampliam ainda mais sua eficiência e sustentabilidade. A primeira é a impressora 3D, que permitirá a fabricação dos próprios brinquedos terapêuticos utilizados nas atividades, reduzindo custos operacionais e possibilitando a personalização dos materiais de acordo com as necessidades de cada criança.

A segunda inovação é o aplicativo da Sala Multisense, desenvolvido para acompanhar o desenvolvimento das crianças durante o período em que elas utilizam o ambiente terapêutico. A ferramenta contribui para o monitoramento dos avanços, organização das informações e apoio às equipes multiprofissionais no planejamento das intervenções.

De acordo com o analista de operações da Agir, Yarlei Nascimento, a Sala Multisense representa um modelo de sucesso ao integrar tecnologia, gestão e cuidado humanizado no atendimento especializado. “Para o evento, nós trouxemos duas novidades, que são a impressora e o aplicativo, além de reproduzirmos a sala para a exposição, com a cascata de água, óculos de realidade virtual, coluna sensorial de bolhas de água, cascata de fibra óptica, brinquedos sensoriais e iluminação inteligente, para que o público pudesse ficar imerso no dia a dia de atendimento das crianças", explicou. 

 

Referência no atendimento especializado

O supervisor assistencial do Caic TEA, Gilson Moreira Carlos Costa, destacou que as salas multissensoriais auxiliam diretamente na rotina dos atendimentos terapêuticos, promovendo avanços significativos no desenvolvimento das crianças atendidas pela rede. “O espaço tem como objetivo terapêutico a regulação emocional dos nossos pacientes. O espaço oferece recursos de luz, som, texturas e estímulos controlados, que auxiliam no relaxamento, na concentração e no desenvolvimento durante as terapias”, ressaltou. 

Em 2025, a Rede Teia Agir ampliou sua atuação em Manaus e se consolidou como referência estadual no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista, com a inauguração do Caic TEA José Contente, na zona leste da capital. A unidade abriu caminho para a expansão dos serviços, com a inauguração do Caic TEA Gilson Moreira, ampliando o atendimento para a zona norte da cidade.

As unidades têm como base científica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida internacionalmente como uma das abordagens mais eficazes no tratamento do autismo.

A expansão é resultado da parceria entre o Governo do Amazonas e a Rede Teia Agir, especializada em serviços terapêuticos voltados a pacientes com Transtorno do Espectro Autista, com atuação em Manaus e unidades nos estados de Goiás e São Paulo.