Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Hospital Estadual de Jataí participa do Projeto Integração Hospitalar em Rede


4 de fevereiro de 2026
Créditos: Suzana Meira
Fotos: Suzana Meira



O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) participa do Projeto Integração Hospitalar em Rede (IHR), uma iniciativa estratégica do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO), que tem como objetivo fortalecer a articulação entre as unidades hospitalares, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o aprimoramento contínuo dos processos assistenciais e de gestão. O projeto iniciado em 2025, tem previsão de término ainda este ano. 

Por meio do IHR, o HEJ participa de encontros, capacitações e atividades colaborativas que estimulam a construção de soluções conjuntas para desafios comuns do setor hospitalar, contribuindo para a qualificação do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ainda otimiza o fluxo de pacientes e o uso dos leitos hospitalares, buscando reduzir a superlotação, diminuição do tempo de espera por vagas, melhorando a qualidade do atendimento nos hospitais estaduais espalhados pelas cinco macrorregiões de saúde do estado, que participam exclusivamente do projeto. 

Para a supervisora de Enfermagem, Meiriellen de Souza Costa, responsável pelo Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização da unidade, “participar do projeto reforça o compromisso do Hospital Estadual de Jataí com a melhoria contínua, a inovação e a integração entre os serviços de saúde, valorizando o trabalho em rede como ferramenta essencial para o fortalecimento da assistência, da segurança do paciente e da eficiência institucional.” Além disso, ressalta que o projeto possibilita ainda o alinhamento de práticas, o desenvolvimento de lideranças e a disseminação de conhecimentos entre as equipes, fortalecendo a cultura organizacional e promovendo uma gestão mais integrada e resolutiva. 

“A construção dos protocolos de assistência à saúde está sendo elaborada juntamente com a SES. Todos os 24 hospitais estaduais participantes do projeto, em parceria com o Einstein Hospital Israelita, que é o mentor desse projeto aqui no estado de Goiás, buscam a implementação de 10 protocolos de assistência à saúde considerados comorbidades potencialmente ameaçadoras à vida como a: sepse (infecção generalizada), ataque pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC), tromboembolismo venoso (TEV), trombose venosa profunda (TVP), trauma, dor abdominal em mulher em idade fértil, dor abdominal em criança, dor abdominal em adulto, hemorragia pós-parto e pós-operatório”, explica. 

O diretor-geral da unidade, André Alves dos Santos, comenta que o IHR representa um avanço na saúde pública, proporcionando atendimentos mais resolutivos e eficientes. “Para nós é uma grande satisfação falar sobre o significado da implantação desse projeto no HEJ.  Essa iniciativa representa um marco na saúde pública, fortalece a gestão hospitalar da unidade, a qualificação dos processos assistenciais e, com certeza, o aprimoramento contínuo do cuidado prestado ao paciente. A implantação desse projeto é uma ação estratégica em nosso hospital, vai nos permitir revisar fluxos, padronizar práticas, aprimorar a tomada de decisão e fortalecer o trabalho da equipe multiprofissional, sempre colocando o paciente no centro do cuidado. Além disso, será a oportunidade de estabelecer aprendizado contínuo e a consolidação de práticas, que elevam o padrão no atendimento oferecido à população dos 28 municípios atendidos pelo HEJ.  Então, seguimos firmes no propósito de oferecer um atendimento cada vez mais seguro, humano e eficiente”, pontuou.



WhatsApp Image 2026-02-04 at 11.47.27.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-04 at 11.47.27 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-02-04 at 11.47.27 (2).jpeg
WhatsApp Image 2026-02-04 at 11.47.28.jpeg